Bar de amigos em bairro famoso por restaurantes de Curitiba é risada e sem frescura

Peroba e Piter, amigos de longa data de balcão de bar. Foto: Gustavo Marques/Tribuna do Paraná

Um bar cara de pau, raiz e verdadeiro. No famoso bairro de Santa Felicidade, em Curitiba, o boteco do Peroba, é daqueles pontos que a alegria predomina ao lado da amizade entre os donos e clientes que apreciam o astral, a cerveja gelada e o maravilhoso bolinho de pernil enrolado com tiras de bacon.

No Boteco do Peroba, localizado na Manoel Ribas, ao lado do Bilhares Santa Felicidade, os responsáveis pelo empreendimento que tem um pouco mais de um ano de vida, são o Luís Henrique de Lespinasse Braga, o Peroba, e o Avery Petterson da Silva, mais conhecido como Piter. A dupla se conhece desde os tempos de colégio e, apenas no olhar, cada um sabe como está a vida do outro.

O Peroba é natural de Quedas do Iguaçu, interior do Paraná. Com 36 anos, já passou por muitas aventuras na vida, entre elas, foi garçom do Madalosso, o maior restaurante da América Latina. “Meus pais sempre quiseram que eu e meus irmãos estudassem, mas a gastronomia me pegou. Trabalhei seis anos de garçom do Madalosso, uma ótima experiência. Eu sou um cara de pau completo, converso com todo mundo e não tenho vergonha de se expressar”, avisou Luís ao comentar do apelido.

Já o Avery Petterson da Silva, é natural de Maceió, capital de Alagoas. Chegou na capital paranaense em 2001, em busca de oportunidade. “Lá não tem tantas chances comparado a Curitiba. Tinha 11 anos na época, e fiz muita coisa”, alertou Piter, que chegou a ser dono do Bar A Firma, no Campo Comprido, que já teve sua história contada aqui pelo blog.

Aliás, Piter e Peroba trabalharam juntos no Botega, bar em Santa Felicidade, que também teve a visita do Caçador de Boteco. Outra tradição do bairro é o Dom Rodrigo, campeoníssimo de concursos, e referência para o Peroba.

“Cheguei em 2000 em Curitiba, passeava de bicicleta e fiz amizade com o Rodrigo e a Ledi, donos do Dom Rodrigo. Certa vez, eles convidaram para ajudar, mas fiquei lá mais brincando que trabalhando. Eu sou fã do cardápio do Dom Rodrigo, e sempre ouvi deles que é preciso fazer os pratos com o coração, usando ingredientes de qualidade e no capricho”, disse Peroba, um cozinheiro sem frescura.

Cerveja trincando e petisco de boteco

Com cor de boteco, laranja e verde, o Boteco do Peroba é simples na essência e na prática. Com madeira e cadeiras de madeira, piso já meio rabiscado de tanta passagem dos pés, balcão grande para acomodar cotovelos e copos cheios, a rotina noturna é regada de histórias engraçadas e resenhas do cotidiano da turma. Um verdadeiro boteco brasileiro em que o próprio Peroba vira motivo de riso.

“Aqui é assim mesmo, tiro onda e ainda acabam com a minha integridade. Só mesmo o bar para aliviar a vida”, brincou o quedas-iguaçuense, dono de várias tatuagens, uma delas com a logomarca do Peroba, uma tábua de cozinha com dois cutelos.

Cardápio poderoso!

Outro destaque do Boteco do Peroba é poderoso cardápio. Das tradicionais porções de tulipa, torresmo e mandioca, vale investir em três dicas. O Perolinho (pão francês, bolinho de carne, cebola caramelizada, queijo muçarela e cheiro verde), o bolinho de pernil enrolado no bacon e as carnes nos fins de semana. “O que mais sai é o bolinho de pernil. Fiz, refiz, estudei e achei uma receita infalível. Ele é crocante por fora e macio por dentro. No fim de semana, temos a alcatra com tempero de igreja, picanha com o aligot que aprendi vendo o chef Henrique Fogaça. Digo que ficou excelente, e o sabor realçou muito”, valorizou Peroba, que conta com o importante ajuda do Cesar Teixeira.

Amigos pelo bar

Na união de amigos e no próprio carinho por gastronomia, o Bar do Peroba, é realidade diante de tanta “concorrência” no bairro. Cada um tem o espaço e quem ganha é Curitiba, ou melhor, Santa Felicidade.

“Digo que é um sonho satisfazer o nosso cliente, amigos e família. Atuo mais na linha de frente do bar, e chegou a surpreender o movimento da clientela, e até hoje tem dia que supera as nossas expectativas”, comentou Piter, o homem da linda Maceió.

O sonho de empreender garante o desejo de crescer. Com esse lema de vida, Peroba brinda a vida com emoção. “Aqui representa algo que batalhei, e minha família sempre acreditou nisso, apoiou. Fico muito feliz, e irei crescer ainda mais”, completou o “cara de pau” mais famoso de Santa.

Boteco do Peroba

Endereço: Avenida Manoel Ribas, 7412 – Santa Felicidade.

Horário de Atendimento: Quarta a Sexta das 17h às 23h30

Sábado: 11 horas às 23h30

Domingo: 11h às 15h30

Instragram: botecodoperoba

Quer sugerir um bar?

Envie sua sugestão para o Instagram do Caçador de Boteco. Siga lá

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.