O Campeão dos Campeões dos bares de Curitiba – Dom Rodrigo, em Santa Felicidade

O campeão dos campeões dos botecos de Curitiba. Lugar que tem cheiro e alma de bar, em que o cliente vai embora querendo mais. Dom Rodrigo, no bairro de Santa Felicidade, é um recanto botequeiro simples, mesas de madeira, sem placa luminosa com o nome, estufa de vina e linguiça, bolachas de copo na parede e espaço da vitória.

Um verdadeiro templo do petisco e da espuma gelada regada a prêmios. 

O Dom Rodrigo Bar e Petiscaria, está localizado na movimentada Avenida Vereador Toaldo Túlio, meio que divisa com o São Braz. O estabelecimento que surgiu em 2001, tem o comando do casal Rodrigo Grandal Domingues e Ledi Godinho. A dupla é perfeita, no olhar e no trato com os clientes, sorriso e disposição em empreender, sem esquecer do passado em que vendiam espetinhos e galões de batida de maracujá. 

O ponto atual no famoso bairro dos italianos de Curitiba funcionou anteriormente como o Bar do Tino, estilo mercearia em que se vendia de tudo um pouco. Nas mãos do Rodrigo e Ledi, há 23 anos, a mudança na clientela ocorreu aos poucos, sem deixar de lado o atendimento do freguês diário que ia consumir batida e espetinho. “Fui representante comercial e sempre gostei de cozinhar. Tínhamos o Escritório Bar, no bairro Mercês, e um restaurante na praia. Aqui em Santa Felicidade, pegamos um lugar que tinha um movimento, e aderimos ao espetinho lá fora. A nossa virada foi o pão com bolinho”, relembrou Rodrigo. 

+Leia ainda! Bar que quase acabou na pandemia mantém cardápio raiz em novo bairro de Curitiba

Esse petisco simples que mudou a trajetória do bar contou com a ajuda do Sérgio Medeiros e da Nil Almeida, criadores dos festivais de comida de Curitiba. O pão com bolinho, foi o primeiro, e o Dom Rodrigo esteve entre os lugares que apostaram no evento em 2013. “Eu morava em Santa Felicidade, era cliente do Dom Rodrigo. Lembro que no primeiro dia do Festival de Bolinho, passei na frente e tinha uma galera na calçada. O Rodrigo sempre fez comida boa, é carismático, o sucesso é merecedor”, disse Sérgio Medeiros.

Bolinho para o Mundo 

Em 2016, o bolinho de carne recheado com parmesão e provolone ralados, acompanhado de molho à base de gorgonzola, cream cheese, iogurte natural e creme de leite, virou sensação nacional. No concurso Comida Di Buteco, maior premiação gastronômica do país, o Dom Rodrigo desbancou a concorrência de 20 bares de Curitiba, e na etapa nacional, de outros 20 botecos do Brasil, ficando na terceira posição geral.

Na oportunidade, Rodrigo e Ledi, estiveram na TV Globo com a Fátima Bernardes. “Aquele momento foi mágico. A gente não ia entrar no Comida di Boteco, não queria promoção. Fizemos o bolinho e deu certo. Fomos ao Rio de Janeiro para participar do programa, e não tínhamos dimensão daquilo. Quando retornarmos ao bar, uma fila gigantesca esperava para abrir. Foi uma loucura, um absurdo. Nunca imaginei aquilo da minha vida. O boteco atraiu turistas de vários lugares do Brasil”, comentou Rodrigo que acredita que vende em média 600 bolinhos por dia em períodos de calor na cidade. 

+Caçador de Boteco! Bar mais democrático de Curitiba é sucesso com petiscos e bebida de botecos pés-sujos

Ainda dos prêmios, no bar tem o cantinho da vitória. Espaço esse que também conta com a conquista ano passado do primeiro lugar em Curitiba do Comida di Buteco com o  tira-gosto Cuscuztelinha, costelinha de porco na pressão acompanhada de cuscuz e bruschetas. Ah, no hall da vitória tem um quadro em uma homenagem ao João Cavalo, um cliente ávido pela abertura da porta e consumo no local.

O Dom Rodrigo possui estrutura interna e externa. No lado mais próximo do balcão, o movimento dos oito funcionários é constante, um verdadeiro carrossel em pleno funcionamento. Rodrigo e Ledi, os maestros de uma orquestra gastronômica e botequeira. 

O sentimento de quero mais…

Impossível o cliente não sair do Dom Rodrigo com a sensação de algo mais. A quantidade de petiscos deixa o cliente com vontade de experimentar de tudo, fora que nas mesas parece que todos estão comendo algo diferente do seu.

Sanduíches típicos de um tradicional boteco curitibano como o pão com bife, pão com pernil temperado com muito cheiro-verde, bolinho de bacalhau nas quintas-feiras, pastel com recheio explodindo na boca e o gigante espeto de mignon com meio quilo de carne, cebola, tomate e bacon no prato é de acabar com o regime na hora. Aqui vai uma dica: caldinho de siri, melhor eu nunca vi

Leia +Caçador de Boteco!Bar do Cavalo é reduto de apelidos curiosos na Grande Curitiba

“O calor humano ajuda no preparo. Mantemos a essência de boteco, mesmo que hoje a gente tenha o lado comercial aflorado. Acredito que 70% dos clientes são de fora do bairro, antes eu conhecia todos, mas fazemos o maior esforço em agradar. Não penso em aumentar o bar, seguimos a nossa estratégia, somos atenciosos em todos os processos como a troca do óleo diária e uma cozinha rápida”, garantiu Rodrigo, o cara que tem o DOM de servir e transformar vidas. 

Serviço: Dom Rodrigo Bar e Petiscaria

Endereço: Avenida Vereador Toaldo Túlio, 2275 – Santa Felicidade, Curitiba

Horário: segunda à sexta-feira das 17:30 às 22:30 com a cozinha aberta. Depois segue até 00h00.

Instagram: domrodrigobarepetiscaria

Quer sugerir lugares para o blog?

O Dom Rodrigo foi sugestão de vários leitores, em especial, a Ana Sininho que vai sempre com o xará Gustavo. Acesse o Instagram do Guga Caçador de Botecos e vamos combinar uma caçada do bem. Siga lá!

Voltar ao topo