Segundo a ONU, drogas matam 200 mil por ano

De acordo com o relatório do Escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) contra Drogas e Crime, que será divulgado nesta terça-feira (26), mais de 200 mil morrem por ano em decorrência do vício, embora seja um número bem inferior aos 5 milhões de mortes provocadas pelo consumo de tabaco.

O consumo de drogas aumentou no Brasil nos últimos anos, na contramão da tendência mundial de estabilidade. O País também se consolidou como centro de distribuição da cocaína colombiana e boliviana para os principais mercados consumidores.

Apesar da tendência de queda no consumo mundial de drogas, o relatório da ONU ainda traz números preocupantes. Existem 25 milhões de dependentes químicos no mundo; 200 milhões de pessoas afirmam ter experimentado algum tipo de droga ao menos uma vez nos últimos 12 meses.

A maconha é a droga mais popular, com 158 milhões de consumidores. O ecstasy, com 8,3 milhões, é considerada a mais perigosa. Os maiores mercados continuam sendo Europa e Estados Unidos, apesar do crescimento expressivo do consumo na China.

Voltar ao topo