Pele exige cuidados pós-verão

Cuidar da pele não é apenas um cuidado para quem se preocupa apenas com questões estéticas. É uma questão de saúde e higiene.

A pele, o maior órgão do corpo humano serve como verdadeiro cartão de visitas já que traduz muito do que a pessoa é e como se cuida.

Nessa época do ano, após a temporada de Verão, começam a aparecer os resultados e consequências de quem passou o Verão ao ar livre, sofrendo, principalmente, com exposição ao sol.

No fim da estação, a pele geralmente apresenta acnes e comedões (pontinhos pretos). Por mais que se mantenham limpa, os resíduos desses produtos prejudicam a pele, deixando-a mais ressecada.

Com a incidência do sol, a pele bronzeada aparenta saúde e o sol deixa-a mais bonita, mas o acúmulo de oleosidade faz com que os resultados negativos fiquem aparentes depois de alguns meses. Essas impurezas só são removidas por meio de limpezas mais profundas.

“Então a primeira coisa que se deve fazer ao voltar para a casa no pós-verão é uma boa limpeza de pele, que vai deixá-la livre de impurezas, pronta para receber qualquer tipo de tratamento”, observa a especialista Elcinda Losso.

É muito comum também o sol provocar manchas, por mau uso de produtos ou simplesmente pela volta das manchas que já foram tratadas anteriormente. O início do outono é o período indicado para quem precisa de clareamento, que minimizam as manchas escuras surgidas com o tempo.

A pele limpa é a ideal para começar a hidratação, já que no verão é comum ocorrerem ressecamentos e escamações. “O básico e mais importante cuidado para uma pele saudável e bonita é mantê-la sempre limpa e hidratada”, reconhece.

Renovação celular

Para a dermatologista Silvia Ipiranga, a regra número um no regresso de férias é evitar mais agressões à pele. “Nada de banhos quentes, esfoliações severas e sabonetes que minam a proteção natural”, alerta.

Prefira banhos mornos e rápidos, usando sabonete neutro, sobretudo nas regiões do corpo onde há maior transpiração, como as axilas, mãos e pés. O cuidado final é hidratar a pele com produtos apropriados e de boa procedência.

De acordo com a especialista, as células da pele têm um ciclo de vida de 14 a 21 dias, culminando com a formação de uma camada composta apenas de “restos” celulares.

Com a frequente exposição ao sol, o bronzeamento induz a um espessamento dessa camada, que se mostra com menos brilho. “Uma esfoliação leve – pode ser mecânica ou química – traz nova vida à pele e remove as células mortas”, recomenda a dermatologista.

Outros procedimentos ainda podem dar uma “forcinha” no visual, conforme a necessidade individual – como aplicação de toxina botulínica e preenchimento de rugas e sulcos. É verdade que com o fim do verão chegou a hora de cuidar dos estragos causados por horas de praia e piscina.

Mas não se pode culpar o sol por todos esses estragos: não se esqueça de que o fumo, o álcool, o estresse, os excessos alimentares e cosméticos inadequados também são inimigos de uma pele saudável.

Cuidados essenciais

* Opte por sabonetes hidratantes que, por serem menos adstringentes, ajudam na hidratação da pele

* Óleos de banho são importantes para manter a pele parcialmente hidratada

* Loções e cremes hidratantes ajudam a tratar de peles sensíveis, eliminando quadros de alergias uma vez que repõem elementos essenciais à boa proteção cutânea

* Beber muita água

* Preferir vegetais e alimentos ricos em óleos essenciais (azeite de oliva, sementes de linhaça, arroz integral, pães integrais, grãos em geral)