Paraná é modelo na prevenção de câncer ginecológico

O Paraná é o Estado que apresentou o melhor índice de coleta de exames preventivos de câncer de colo do útero em todo o Brasil no ano passado. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão que, juntamente com o Ministério da Saúde, gerencia o Programa de Prevenção do câncer ginecológico em todos os estados do País.

Logo atrás do Paraná vieram Goiás e Rio Grande do Sul. No estudo comparativo feito pelo Instituto Nacional do Câncer, o Paraná obteve 81,2% de exames satisfatórios, Goiás ficou com 78,7% e o Rio Grande do Sul com 77,1%. O índice de satisfação significa que os resultados estão corretos e não precisam ser refeitos. “Queremos ampliar cada vez mais o atendimento para as mulheres e uma das ações para isso é a instalação de centros de referência para o atendimento único e exclusivo delas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde (Sesa), Cláudio Xavier. A Secretaria da Saúde envia a cada três meses cerca de 120 mil kits de exames para as 22 Regionais de Saúde espalhadas por todo o Paraná, que depois redistribuem para os municípios. Os kits contêm materiais necessários para a coleta do exame papanicolau. “Mensalmente são consumidos em todo o Estado cerca de 80 mil kits”, disse Maria Angélica Vieira, diretora da Coordenação de Programas Especiais da Sesa.

No ano passado foram enviados mais de 410 mil kits para todo o Estado, com o intuito de atingir, principalmente, mulheres na faixa etária de 25 a 59 anos, indicada pelo Ministério da Saúde como a de maior risco para desenvolver a doença. No primeiro semestre deste ano já foram enviados quase 209 mil kits.

O programa ainda conta com um sistema de busca ativa, em que é possível localizar as mulheres que tiveram o seu preventivo alterado, por meio de um banco de dados cadastrais. As coletas podem ser realizadas em todos os municípios do Estado, graças ao convênio firmado com 41 laboratórios e 64 patologistas que são referência para análise das lâminas coletadas. Isso garante o direito de toda mulher paranaense a ter acesso ao exame preventivo.

Convênio

Além disso a Sesa mantém um convênio com a Sociedade Paranaense de Patologia, para a realização de exames para prevenção e detecção precoce do câncer de colo de útero. “Por ações como essas, o Paraná é considerado Estado modelo em prevenção de câncer”, lembrou Maria Angélica.

Voltar ao topo