Mais precisão no diagnóstico por imagem

Um carro de Fórmula 1 passa a mais de 300 km por hora e o disparo de uma máquina fotográfica moderna consegue, instantaneamente, congelar a sua imagem, fazendo-o parecer parado. É mais ou menos isso o que promete o tomógrafo encomendado pelo Hospital Santa Cruz, de Curitiba, e que estará disponível até o final do ano. O equivalente a cinco batidas do coração. Este é, por exemplo, o tempo que os múltiplos detectores desse modelo levam para obter a imagem do coração, em alta resolução e em 3D, condição que vem revolucionar os métodos de diagnóstico por imagem não invasivos. Além disso, a nova tecnologia é capaz de produzir imagens de qualquer órgão estático em apenas um (1) segundo e o diagnóstico total do corpo humano em apenas 10 segundos.

Com efeito, doenças como derrames e infartos são diagnosticadas com mais rapidez e conforto para os pacientes. As queixas poderão variar de uma dor de cabeça insuportável a uma pontada incômoda no estômago. Provavelmente, para investigá-las, as imagens captadas pelo novo tomógrafo serão a primeira escolha dos médicos, pois tornarão mais ágeis e eficazes os diagnósticos de doenças do coração, cérebro, abdome, tórax e coluna, entre outras regiões que não podem ser observadas no exame do consultório ou completamente investigadas por outros métodos diagnósticos. ?Até hoje, o movimento e a velocidade de aquisição das imagens eram os maiores limitadores para a obtenção de imagens nítidas e precisas?, comenta o radiologista Marcelo Carreira, responsável pelo Departamento de Imagem do hospital.

Redução nos custos

A tomografia computadorizada é um exame de raios X por computador, bem mais completo que a radiografia tradicional. O equipamento processa as informações obtidas e as imagens são combinadas para formar uma visão tridimensional da anatomia do paciente, para a análise clínica. O novo equipamento faz isso em segundos, produzindo imagens em alta resolução das diferentes estruturas do corpo examinadas. ?A qualidade das imagens geradas traz um impacto significativo sobre a medicina cardiovascular e traumatologia?, reconhece Carreira. Outro diferencial do equipamento, no seu entender, é a investigação da constituição dos tecidos que o método possibilita, fato que o torna de fundamental importância para a escolha da mais eficaz abordagem terapêutica em cada caso.

O Santa Cruz será o primeiro hospital do sul do país a oferecer essa avançada tecnologia. Os exames através do tomógrafo de múltiplos detectores tendem a reduzir os custos e tempo no diagnóstico de diversas patologias e, com isso, diminuir os índices de morbidade e mortalidade do paciente, permitindo intervenção mais rápida e segura no tratamento. ?Com o resultado do exame mais rapidamente em suas mãos, o médico terá mais agilidade em definir a conduta terapêutica apropriada?, completa Marcelo Carreira.

As principais vantagens do novo tomógrafo

*    Rapidez e precisão em exames cardiovasculares.

*    Em um único exame, se investigam as três causas mais freqüentes de dor torácica aguda: infarto do miocárdio, embolia pulmonar ou doenças na aorta.

*    Diagnóstico mais rápido para derrames.

*    Ajuda valiosa em traumatologia.

*    Importantes ganhos na investigação oncológica.

Como é o exame

*    O paciente deita-se sobre a mesa de exames onde são feitas as imagens dos órgãos.

*    Percebendo as diferentes densidades – tecidos mais ou menos moles, água e ar, o computador vai construindo as imagens.

*    Em segundos, o radiologista terá uma série de imagens, em ângulos diferentes, que permitirá constatar alterações mínimas no organismo, como a presença de tumores ou de artérias entupidas, por exemplo.

*    O exame é indolor.

*    Em alguns casos, em que é usado contraste na veia, o paciente poderá sentir algum tipo de desconforto.

Voltar ao topo