Dificuldade em administrar o dinheiro pode sinalizar Alzheimer

Um estudo publicado pela revista Neurology, revela que as dificuldades de gerenciar um talão de cheques ou lidar com outras questões financeiras podem ser o primeiro sinal de que uma pessoa mais velha, que já apresente um transtorno cognitivo leve, tem grandes chances de desenvolver a doença de Alzheimer.

Durante um ano, foram avaliadas 87 pessoas idosas com problemas de memória leve, mas sem sintomas do Mal de Alzheimer, além de 76 adultos saudáveis. Os participantes foram testados em suas habilidades de gestão de dinheiro no início e no final do estudo, incluindo a compreensão e utilização de um talão de cheques, a capacidade de contar moedas, fazer compras em um supermercado, compreender um extrato bancário e detectar situações de fraude financeira.

Ao final da avaliação, 25 idosos dos 87 testados, que apresentavam algum comprometimento cognitivo leve, passaram a desenvolver demência do tipo Alzheimer. Os pesquisadores dizem que os resultados sugerem uma grande relação entre gestão financeira e doenças neurológicas na terceira idade e podem detectar precocemente o Mal de Alzheimer, amenizando os sintomas da doença.