Cuidado com a comida de beira de estrada

Quem passa as férias na praia deve tomar muito cuidado com o que come. Os petiscos fritos, sejam eles camarões, coxinhas, pastéis ou mesmo batatas, além de acabar com todo o esforço para chegar em forma no verão, podem levar muita gente para o hospital. Há riscos significativos ainda na estrada, a caminho da praia.

“Uma simples parada durante a viagem pode acarretar uma infecção intestinal e acabar com toda a diversão”, alerta o especialista em clínica médica João Geraldo Simões Houly.

Principalmente quando, além de condições precárias de higiene, o alimento servido contiver maionese caseira, por exemplo. Surtos de salmonelose – virose causada por uma bactéria de nome salmonela costumam causar diarréia, febre, vômitos e infecção intestinal.

Houly diz que o tipo de comida oferecida contém grandes quantidades de gordura e carboidratos, sem nenhum valor nutritivo. O médico também não aprova o consumo de alimentos muito salgados, pois o sal provoca retenção hídrica, comum em dias quentes, podendo levar à desidratação.

Assim, os turistas devem evitar, ao máximo, alimentos à base de aves e ovos. Uma porção de maionese ou mesmo um mousse de chocolate, pode acabar com as férias de qualquer pessoa.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a salmonelose é responsável por cerca de 18 mil internações ao ano. Portanto, convém escolher bem o que se vai comer em viagens.

Voltar ao topo