Congresso vai debater saúde da mulher na menopausa

Novos medicamentos e os mais modernos avanços do tratamento dos males que afetam as mulheres na maturidade serão apresentados a partir de amanhã, dia 5 de junho, quinta-feira, em São Paulo, no V Congresso Brasileiro de Climatério e Menopausa e o III Congresso Brasileiro de Ginecologia Endócrina. Organizados pela SOBRAC (Sociedade Brasileira de Climatério) e pela SOBRAGE (Sociedade Brasileira de Ginecologia Endócrina), os congressos serão realizados juntos e debaterão assuntos como sexualidade no climatério, osteoporose, qualidade de vida e os novos rumos da terapia de reposição hormonal (TRH). Especialistas afirmam que na cultura e no estilo de vida ocidental, cerca de 80% das mulheres apresentam incômodos na menopausa e após esse período.

Durante o evento, a SOBRAC vai divulgar o Consenso Brasileiro Multidiciplinar de Assistência à Saúde da Mulher Climatérica, que pretende normalizar as orientações médicas em relação à saúde da mulher que chega no climatério a partir de agora.

No simpósio de abertura do congresso, o presidente da comissão organizadora do evento, o Prof. Dr. Rui Alberto Ferriani, apresentará a nova tendência mundial de tratamento dos sintomas da menopausa: a individualização do tratamento. Segundo ele, “hoje temos disponíveis no mercado inúmeros esquemas terapêuticos, doses hormonais e formas de administração variadas que agora permitem aos médicos individualizar o tratamento, ou seja, prescrever o tratamento que melhor se adapta às necessidades das pacientes”.

A programação completa do evento pode ser consultada no site http://www.congresso2003.org.br/

O médico explica que cada mulher reage de uma forma quando começa a cessar a produção dos hormônios ovarianos (estrogênio e progesterona). Há aquelas que sofrem com uma quantidade excessiva de sintomas de alta intensidade, como ondas de calor, sudorese excessiva, irritabilidade e humor depressivo. Mas há mulheres que apresentam sintomas menos severos e, portanto, não necessitariam de altas doses de hormônios, por exemplo. Outras têm problemas cardiovasculares (hipertensão, colesterol alto etc) ou fizeram histerectomia (retirada do útero) e tantas outras particularidades que demandam tratamentos específicos.

No evento, a Libbs Farmacêutica vai apresentar a sua nova linha de medicamentos para terapia de reposição hormonal de baixa dose. Com base em estudos internacionais que mostraram que a baixa dose de hormônios tem eficácia no controle dos sintomas da menopausa semelhante às dosagens superiores, mas com menor ocorrência de efeitos colaterais indesejáveis, a empresa coloca à disposição dos médicos e de suas pacientes quatro diferentes formulações hormonais: Selecta (Estrogênios Conjugados 0,45 mg com Acetato de Medroxiprogesterona 1,5 mg), Libian 1,25 (Tibolona 1,25 mg), Natifa (Estradiol 1 mg) e Natifa Pro (Estradiol 1 mg associado a 0,5 mg de Acetato de Noretisterona).

SERVIÇO:

V Congresso Brasileiro de Climatério e Menopausa


III Congresso Brasileiro de Ginecologia Endócrina
De 05 a 07 de junho de 2003
Centro de Convenções Frei Caneca
R. Frei Caneca, 569, 5º andar ? Centro ? São Paulo
Informações: (11)3891-0295
http://www.congresso2003.org.br/

Voltar ao topo