Como escolher um cirurgião plástico

O termo ?plástica? vem do grego plastikos, que significa moldar, dar forma. É isso o que a cirurgia plástica procura – dar nova forma aos tecidos, abrangendo uma ampla gama de procedimentos que visam a reparação de defeitos e imperfeições congênitos ou adquiridos, melhorando as funções e a aparência do corpo humano. Seja qual for o tipo de cirurgia plástica que se busque, um dos fatores mais importantes para o sucesso está na escolha do cirurgião. Abaixo, alguns passos para encontrar esse profissional qualificado.

1. Minha mãe mandou…

Para escolher, a primeira etapa é elaborar uma lista de bons candidatos. Eles estão espalhados por todo o País. Para encontrá-los conte com a ajuda de amigos ou conhecidos que já passaram por cirurgias; da recomendação do seu médico de confiança; de outros profissionais de saúde; nos serviços de credenciamento dos hospitais e planos de saúde bem conceituados; consultando a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

2. Seus documentos, por favor

Todo paciente tem direito a checar as credenciais dos médicos. Muito embora boas referências curriculares não sejam garantia para o sucesso de uma intervenção, elas com certeza aumentam e muito a percentagem de sucesso do profissional. A formação específica em cirurgia plástica é essencial. O título de Especialista em cirurgia plástica só é outorgado quando o médico completa no mínimo mais cinco anos de residência regular, sendo dois em Cirurgia Geral e três em Cirurgia Plástica. Outra opção é saber se o médico faz parte da entidade representativa da especialidade da sua região.

3. Primeira impressão

Visite o cirurgião escolhido para uma consulta inicial. Faça isso com outros profissionais selecionados, assim você poderá comparar suas personalidades, opiniões, condutas, honorários e a maneira como eles vão responder as suas perguntas e explicar os riscos envolvidos. Levar tópicos importantes anotados pode ser uma boa maneira de esclarecer alguma dúvida existente.

4. Aprovado!

Se você obteve a indicação do seu cirurgião por meio de fontes confiáveis, checou adequadamente suas credenciais, ficou satisfeito com a consulta inicial, e tem expectativas realistas e equilibradas sobre o procedimento, existem chances significativas de comemorar o sucesso de um procedimento seguro.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Voltar ao topo