Banhos de Ofurô são relaxantes

Processo milenar de origem oriental, os banhos de ofurô têm conquistado uma grande quantidade de adeptos no Brasil. Sua diversidade vai de uma simples sessão de relaxamento ao tratamento de sérios problemas de saúde. A maior curiosidade em relação ao processo terapêutico está relacionada a seu princípio, já que os banhos têm como objetivo fazer com que o ofurô represente o útero materno e, com isso, dar ao cliente que passa pelo processo a sensação de aconchego, conforto, segurança e bem estar.

A terapeuta Kátia Campestrin, responsável pela equipe de terapia holística do Centro Integrado de Medicina Estética, Holística e Odontológica Dominium Corpus explica a origem, um tanto quanto exótica, desse tratamento. “Os orientais acreditam que a melhor época de existência do ser humano é durante o período de sua gestação e que, retornar a este período, significa estar perto de sua fonte original, rejuvenescer, ter suas energias revitalizadas e se sentir equilibrado. A partir desse pensamento, iniciaram a busca por um lugar que possuísse características semelhantes ao local da gestação. As regiões vulcânicas do Japão foram consideradas como o local ideal, pois a lava aquece os lençóis freáticos e formam termas ricas em sais minerais”, relata a profissional. Segundo ela, além disso, a profundidade da água permite que as pessoas fiquem submersas e com as pernas flexionadas numa posição muito próxima da fetal”.

Com o passar dos anos, a modernização trouxe influências até mesmo para esse tratamento milenar. Nos dias atuais, são encontradas banheiras de ofurô confeccionadas com diversos tipos de material, da madeira ao metal. “Hoje, as banheiras são fabricadas com vários materiais diferentes, como o fiberglass e o acrílico, que facilitam a higiene e o isolamento térmico”, declara Kátia.

Porém, não foi apenas o material de fabricação das banheiras que sofreu modernização. As opções na preparação dos banhos também ganhou um grande número de elementos alternativos. “Durante o verão, promovemos o banho refrescante de água de coco, realizado com óleos essenciais e sais minerais, além da própria água de coco, que é um calmante natural e repõe a energia perdida com o suor e a prática de exercícios”, explica a terapeuta holística. Ela informa também que a água de coco também é um emoliente natural, que deixa a pele macia e hidratada, ideal para quem está freqüentemente exposto ao sol ou realiza sessões de bronzeamento artificial.

Kátia alerta que esse tratamento também é indicado para indivíduos que sofrem de hipertensão. “Os hipertensos utilizam medicamentos que fazem com que a pessoa perca potássio; a água de coco é rica em vitaminas e sais minerais, principalmente potássio, que fortifica os músculos e combate as câimbras.” Segundo a terapeuta, outras doenças também podem ser tratadas através de banhos de ofurô terapêuticos. “Os óleos essenciais utilizados na preparação dos banhos atuam em até 90% de nossos sistemas sensorial e perceptivo; eles são considerados medicamentos em um grande número de países e, através deles, trabalhamos as causas emocionais dos clientes”, finaliza.

Voltar ao topo