A difícil batalha contra a gripe

Nesta época do ano, não adianta: tem sempre alguém do seu lado espirrando ou se queixando de dor de cabeça e coriza chata. Para piorar, o ar seco e frio deixa as pessoas mais predispostas às infecções. Com efeito, se na sua casa ou no trabalho muita gente estiver com tais sintomas é quase certo que você pode ser pego pela gripe. O ideal, segundo a infectologista Maria Terezinha Carneiro Leão, é tentar um isolamento parcial. ?A gripe é a briga da imunidade contra o agente. Vence quem é mais forte?, adverte.

Segundo a especialista, nos meses de julho e agosto aparecem ainda mais tipos de vírus, o que ajuda a causar doenças respiratórias. Por isso, ela alerta que não adianta tomar antibióticos, ?eles combatem bactérias, e não vírus?. A má notícia para quem vive resfriado é que não há muito que fazer, a não ser tomar remédios para amenizar os sintomas. Além disso, nenhum estudo comprova a eficácia da vitamina C para combater ou prevenir o distúrbio.

Maria Terezinha Carneiro Leão dá algumas dicas de como se comportar e o que fazer para amenizar os sintomas, se tornando um ?gripado consciente?.

* Arejar bem os ambientes, tanto em casa como no trabalho.

* Se não for possível deixar de ir trabalhar, usar máscara e lavar sempre bem as mãos, para não espalhar o vírus.

* Como não existem remédios específicos, receitas caseiras são bem-vindas, inclusive o escalda-pé.

* Beber muito líquido.

* Não se agasalhar em demasia.

* Se a pessoa estiver com as vias aéreas muito obstruídas, pode ser feita uma inalação (somente com soro fisiológico).

Voltar ao topo