Visconde de Mauá divide o encanto de Rio e Minas

Situada a 1.200 metros de altitude, entre os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, a vila de Visconde de Mauá empresta seu nome a toda a região, na Serra da Mantiqueira. Integra as vilas de Mauá, de Maringá da Maromba. A vila de Mauá, que dá nome à região, concentra os principais serviços oferecidos na região, como: posto de Correios, Caixa 24horas, posto policial da PM/RJ, centro cultural e uma área para eventos, onde são realizados o Concurso Gastronômico, a Festa do Pinhão e o Beba Vinho, bem como outros eventos esporádicos que atraem turistas à região.

Já a vila de Maringá tem uma particularidade que as outras vilas, da região de Visconde de Mauá não têm: o Rio Preto, que faz a divisa entre Rio e Minas corta a vila ao meio, criando-se assim, a Maringá/RJ e a Maringá/MG, bastando atravessar a ponte de pedestres Tia Sofia para passar de um estado ao outro em segundos. Além de ficar no centro da região, a vila de Maringá é a que oferece melhor infra-estrutura com bons hotéis, pousadas, restaurantes, bares com música ao vivo e serviços de guias e passeios: com cavalos, motos, bicicletas, bugres e jipes para aluguel.

Vila da Maromba

Na vila da Maromba o turismo místico e alternativo é predominante e se podem encontrar indícios da vida alternativa que prega a ideologia hippie dos anos 70s. Muitos hippies que lá chegaram nas décadas de 70 e 80 ainda moram e têm atividade comercial na região até hoje. A vila da Maromba é freqüentada por jovens em sua grande maioria, que procuram por despojamento e liberdade nos diversos barzinhos que circulam a praça.

Geralmente à noite, ainda se pode desfrutar de uma roda de violão à beira da fogueira com canções que exaltam a liberdade nas suas mais variadas formas de expressão.

Vilas, vales e cachoeiras

A região de Visconde de Mauá é formada por encantadoras vilas e vales. Cada lugar tem suas características próprias, suas cachoeiras e trilhas. Entre os pontos que valem uma visita estão a Cachoeira Véu da Noiva; a Poção da Maromba, local onde há uma pedra que os aventureiros usam como plataforma de saltos nas águas límpidas do Rio Preto; a Cachoeira do Escorrega, que é um tobogã natural onde as pessoas deslizam e mergulham no poço de águas geladas; a Cachoeira da Santa Clara, 50 metros de queda d?água que forma um grande lago, onde o turista pode se refrescar.

Um pouco mais à frente da Santa Clara, com uma queda de cinco metros, a Cachoeira da Toca da Raposa encontra-se entre as pedras, no meio da mata. Logo depois, a Cachoeira do Santuário.

Saindo da vila de Visconde de Mauá, o turista vai encontrar o mirante do Alcantilado a suas corredeiras, que formam um parque temático com esportes radicais para crianças e adultos.

Voltar ao topo