São Paulo se rende à cultura chinesa

Dragões, artes marciais, dança, acrobacias, culinária e músicas chinesas vão invadir, em janeiro, o Bairro da Liberdade, em São Paulo. Pela primeira vez, a chegada do ano novo chinês será comemorada na cidade com um grande evento e muitas atrações. Realizada pela Junior Chamber International Brasil-China, a 1.ª Festa de Ano Novo Chinês em São Paulo acontecerá nos dias 28 e 29 e deverá atrair mais de cem mil pessoas. O evento terá entrada franca.

Para reproduzir os elementos da festa mais importante do calendário chinês, será instalado um palco para apresentações na Praça da Liberdade e, nas ruas próximas, serão montadas barracas estilizadas com símbolos do país onde o público poderá conhecer mais sobre a cultura, como as diversas técnicas de artesanato, pintura, feng shui, horóscopo chinês e a diversificada culinária chinesa.

Durante os dois dias, as ruas da Liberdade estarão ornamentadas com as tradicionais lanternas vermelhas, e grupos apresentando as danças dos leões e dos dragões percorrerão o bairro. Os shows pirotécnicos que caracterizam a chegada do ano novo na China também farão parte da festa.

A 1.ª Festa de Ano Novo Chinês em São Paulo tem como objetivo divulgar a cultura chinesa no Brasil. ?A China ainda é uma grande desconhecida para os brasileiros. Eventos desse tipo contribuem para que os dois povos estreitem seus laços de amizade?, diz Willian Lin, diretor de projetos da JCI Brasil-China.

Segundo os organizadores, o evento passará a fazer parte do calendário de festividades da cidade de São Paulo e será um espaço privilegiado para a promoção institucional, e para expor a marca de empresas interessadas em ganhar visibilidade e explorar as oportunidades de negócios entre Brasil e China. Atualmente, calcula-se que morem no Brasil cerca de duzentos mil chineses, naturalizados e descendentes. Aproximadamente 90% dessa população vive na capital paulista, em bairros que se tornaram redutos de imigrantes orientais como a Liberdade.

A JCI (Junior Chamber Internacional) é uma federação mundial de jovens líderes e empreendedores presente em mais de 110 países. Desde sua fundação, em 1944, a JCI tem contribuído para o desenvolvimento pessoal e profissional de grandes líderes em todo o mundo, como os ex-presidentes dos Estados Unidos John Kennedy e Bill Clinton, o presidente da França Jacques Chirac, e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Kofi Annan.

A JCI Brasil-China foi fundada em 2004 e tem como missão desenvolver a capacidade de liderança e o empreendedorismo com responsabilidade social, e promover a integração cultural brasileira e chinesa.

Serviço – O evento acontece nos dias 28 e 29 de janeiro. Sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 9h às 20h.

Voltar ao topo