Sagrado leva a Israel

Israel, país rico em história e com inúmeras atrações turísticas, voltou a atrair um grande número de visitantes, interessados principalmente nos locais sagrados para o Cristianismo, o Islamismo e o Judaísmo. Somente no ano passado, 31 mil brasileiros visitaram Israel, um crescimento de 55% em relação a 2007. Os dados são do Ministério do Turismo de Israel no Brasil.

Israel está localizado no ponto de encontro de três continentes: a Europa, a Ásia e a África. A visita começa por Tel Aviv. Porta de entrada em Israel e centro comercial e financeiro do país, é uma cidade bela e moderna localizada na costa do Mediterrâneo. Há várias opções de passeios, desde museus a belos parques e praias; de teatros a restaurantes refinados e lojas requintadas. Destaque também para o Mercado Carmel, um dos maiores mercados a céu aberto do Oriente Médio, além das galerias de arte e centros de artesanato. Conhecida como “a cidade que nunca dorme”, Tel Aviv também tem vida noturna agitada em seus pubs e danceterias. E destaca-se por concentrar boa gastronomia, como a área portuária de Jafa, que reúne os melhores restaurantes de pescados do país.

De Tel Aviv os turistas partem para conhecer os lugares sagrados, cenários de passagens da Bíblia, como Belém, Nazaré, Jericó, Cafarnaum, Mar Morto e região do Lago de Tiberíades, na Galiléia.

Tiberíades, na margem ocidental do Mar da Galiléia, tem ricas atrações culturais e religiosas, com fontes termais que recebem visitantes desde a antiguidade. Também no Mar Morto, ponto mais baixo da terra, a 400 metros abaixo do nível do mar, as fontes naturais, conhecidas há milênios, têm propriedades de cura que atraem gente do mundo inteiro. Hotéis e spas funcionam como verdadeiros centros de tratamento de beleza. Além de cobrir-se com a lama negra natural da região, não dá para perder a sensação de flutuar nas águas carregadas de sal e mergulhar nas piscinas sulfurosas.

Jerusalém

Palco dos últimos passos de Jesus, Jerusalém é a cidade que mais atrai os cristãos de todo o mundo. Por ali, passam milhares de peregrinos, principalmente na época do Natal. A capital de Israel une a riqueza histórica à modernidade, contrastando as muralhas da Cidade Velha aos shoppings da Cidade Nova. Museus, como os de Israel e da Torre de Davi, e templos sagrados, como a Igreja do Santo Sepulcro e o Santuário do Livro, que guarda os manuscritos do Mar Morto, escritos há mais de dois mil anos, são alguns de seus atrativos. Além, é claro, do Muro das Lamentações, resquício da muralha construída pelo Rei Herodes no ano 20 a.C. e onde os judeus lamentavam a dispersão de seu povo e a destruição do templo – o que deu origem ao nome.

Belém, na Cisjordânia, onde Jesus nasceu, fica apenas cinco quilômetros ao sul de Jerusalém, mas vale a pena ir um pouco mais longe e conhecer também Eilat, palco do romance bíblico entre o Rei Salomão e a Rainha de Sabá. O balneário, no Mar Vermelho, tem praias paradisíacas e luxuosos hotéis. Atrai praticantes de mergulho, já que concentra uma das barreiras de corais mais belas do mundo. No local, vale fazer um cruzeiro pela baía ou praticar esqui aquático.

Para quem quer visitar Israel existem diversos pacotes turísticos, em voos regulares, diretos para Tel Aviv, com saídas do Brasil em vários dias da semana. Em Israel o clima é agradável durante todo o ano e o que é melhor, não é um país caro para o brasileiro, já que o real tem cotação vantajosa em relação à moeda local, o shekel (R$ 1 vale 2,11 shekels).

O pacote da Sky Turismo, no Rio de Janeiro, por exemplo, de dez dias, inclui passagens aéreas, visitas guiadas, transporte terrestre e hotéis com café d,a manhã. Informações: (21) 2532-0310.