Resorts esperam ocupar 100% das vagas no réveillon

Reunidos em sua própria associação há um ano, os resorts brasileiros deverão repetir, neste final de ano, o bom desempenho de 2001, quando a grande maioria desses destinos teve ocupação próxima dos 100% no réveillon.

No entanto, se a altíssima temporada já está garantida, ainda pairam dúvidas sobre o comportamento do mercado ao longo do próximo ano. “No momento, o mercado interno está aquecido e as vendas não estão decepcionando. Porém, no ano passado, nessa época, também tínhamos uma expectativa de crescimento, que acabou não se concretizando em 2002”, explica o diretor-presidente da Resorts Brasil (Associação Brasileira de Resorts), Daniel Guijarro.

A cautela nas previsões não impede o dirigente da entidade de comemorar avanços considerados importantes para o segmento de resorts. “Investimos na divulgação entre agências e operadoras, para que elas reconheçam o potencial de um resort e possam oferecê-lo como um destino diferenciado para o turista. O resultado até agora tem sido surpreendente. Podemos dizer que o resort brasileiro já é um produto consolidado no mercado interno”, avalia Guijarro. “O brasileiro sabe o que irá encontrar em um resort: uma grande infra-estrutura de lazer, opções para todas as idades, contato com as natureza e muitas opções gastronômicas, tudo reunido em um só lugar”, completa.

O próximo passo será atrair o turista estrangeiro. Mais uma vez a associação aposta na formação do agente de turismo para atingir o cliente final. “Pretendemos realizar seminários em vários países da Europa em 2003, dirigidos ao trade turístico, para que ele possa conhecer os resorts brasileiros e incorporá-los ao seu portfólio de negócios”, afirma Guijarro. A Resorts Brasil não descarta procurar o apoio da Embratur e dos demais órgãos de fomento ao turismo brasileiro. Os diretores da entidade defendem que os resorts sejam considerados “âncoras” que possam trazer mais turistas ao país.

Resorts Brasil

A Associação Brasileira de Resorts foi criada em 2001 e hoje reúne 14 dos melhores resorts do país, entre eles o Costão do Santinho, Pousada do Rio Quente, Porto Bello Resort & Safari e Salinas do Maragogi. A entidade, que representa um setor que gera 7 mil empregos diretos, está finalizando um documento que reunirá os critérios para que um empreendimento turístico possa ser considerado um resort. A expectativa é que, assim, vários outros resorts possam se associar e fortalecer o conceito desse produto turístico.

Voltar ao topo