Recife prepara maior São João do Nordeste

Forró pé-de-serra, quadrilha, fogueira, shows de artistas nacionais e muita animação marcam uma das maiores manifestações folclóricas do Recife – a festa de São João que tem início dia 23 de junho. A cidade já se prepara para esse grande evento popular que, neste ano, deve contar com atrações tanto no centro histórico quanto nos bairros mais afastados. A exemplo do que fez no período carnavalesco, a Prefeitura está organizando o ciclo junino a partir do conceito de pólos descentralizados, com grandes palcos armados em vários pontos da cidade. ?O São João do Recife, assim como o Carnaval, também tem um repertório de manifestações culturais muito rico?, afirma o prefeito João Paulo. ?Especialmente na área de música e dança?.

Entre os pólos de maior concentração de público estão o Marco Zero, no Recife Antigo, e o Sítio da Trindade, que atraem diariamente mais de duzentos visitantes, com programação para todas as idades. O sítio é um lugar romântico e refúgio de namorados e, no São João, ganha ares de cidade caipira, com igrejinha, mercearia, parque de diversões, pôneis e barraquinhas. É o arraial mais tradicional e popular da cidade. Mas o prefeito João Paulo avisa: ?A festa terá um caráter multicultural, com espaço para todas as manifestações, inclusive rock e ?raves juninas??.

O Recife Antigo será um dos pólos de maior concentração de turistas durante o evento.

Além dos pólos oficiais, a Prefeitura vai disponibilizar uma infra-estrutura para que as comunidades de bairros organizem seus próprios arraiais. Este ano, haverá mais uma edição do festival de quadrilhas, que envolve centenas de participantes. Semelhante ao que vem fazendo todos os anos com o Carnaval, a prefeitura está profissionalizando o São João da capital pernambucana, buscando patrocínios junto à iniciativa privada. A expectativa é a de que os patrocinadores consigam bancar juntos mais da metade do custo total da festa.

Voltar ao topo