Projeto Cama e Café

O costume de receber os turistas na própria casa, servindo ainda o café da manhã, o chamado ?Bed and Breakfast? (cama e café), é muito disseminado na Europa e Estados Unidos, mas ainda inovador no Brasil. O Sebrae Nacional quer mudar isso e, a partir deste ano, deverá investir mais em ações no programa ?Cama e Café?, revela a consultora na área de Turismo da entidade, Ilma Ordine Lopes. ?Esse setor tem capacidade para aceitar uma demanda de turismo que vem de uma população menos favorecida economicamente e, por conta disso, deixa de viajar nas férias.?

O ?Cama e Café? estrutura-se basicamente em pousadas e casas de moradores que recebem o turista apenas para dormir e tomar café da manhã. Segundo Ilma, o segmento é uma oportunidade para o turista que não pode fazer viagens muito longas por conta do custo, podendo ir de carro ou mesmo de ônibus. ?A idéia é traçar um círculo no raio de cinqüenta quilômetros de uma determinada região e trabalhar esse destino turístico. As pessoas sairão de suas cidades e visitarão regiões próximas a um custo mais baixo. O círculo aumenta de acordo com o poder aquisitivo da população.?

O custo para quem trabalha neste tipo de setor também é menor. Em vez de estratégias de marketing visando os grandes centros, o ?Cama e Café? necessita de publicidade nos municípios que compõem o círculo. ?Fica mais barato e funciona o boca a boca.?

Ilma explica que com o apoio a esse setor o Sebrae está investindo no enriquecimento dos destinos emergentes, visando sobretudo a interiorização dos destinos, aproveitando os recursos naturais, culturais e socioeconômicos de cada região.

Segundo a consultora, boa parte das empresas que trabalham com turismo hoje, principalmente na área de ecoturismo, turismo de aventura, programas para melhor idade, para portadores de necessidades especiais, já está em conformidade com normas de segurança em cada setor. 

Voltar ao topo