Planos, críticas e pedidos marcam Abav 2005

O lançamento de dois programas para incentivar o turismo doméstico, o anúncio de R$ 200 milhões exclusivamente para a promoção do Brasil, já previsto no Orçamento de 2006; apelos, críticas, reivindicações e parcerias marcaram o 33.º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Exposição de Turismo, ocorrido na semana passada, no Rio de Janeiro.

Um público de 20.014 pessoas de 36 países esteve presente neste, que é considerado o maior evento do setor na América Latina. A Feira das Américas, como também é conhecido, foi aberta na quinta, dia 27, aniversário de 60 anos do presidente Luíz Inácio Lula da Silva, que ganhou ?Parabéns para você? na voz de Fafá de Belém, contratada para cantar o Hino Nacional na solenidade. Ao final de sua participação, a cantora aproveitou para fazer um apelo ao presidente, frente às 2,5 mil pessoas que assistiam à solenidade: ?A Amazônia está morrendo. Peço, em nome da minha região, uma ação séria de preservação, conscientização e punição aos seus destruidores?.

Mares Guia: foco no turismo doméstico.

Em seguida, num discurso bem menos entusiasmado que no ano passado, Lula trocou as bolas ao dizer que as pessoas devem deixar, em vez do pessimismo, o ?otimismo no banheiro? antes de sair de casa. Destacou a meta ?difícil, mas não impossível?, do Ministério do Turismo em atrair nove milhões de estrangeiros e US$ 8 bilhões em divisas até 2007. Lula lembrou que o Brasil passou da 21.ª para a 14.ª posição como sede de eventos internacionais. ?Convencer estrangeiros a vir para cá é uma tarefa incomensurável porque não falta quem fale mal do Brasil?, disse. Do total de 763 milhões de turistas que fizeram viagens internacionais no ano passado, somente quatro milhões vieram para o Brasil.

De acordo com o Ministério do Turismo, o Brasil deve receber este ano 5,5 milhões de turistas estrangeiros, que deixarão US$ 5 bilhões no País. ?São números que farão do turismo o segundo ou terceiro item da pauta de exportações brasileira?, observou o ministro Walfrido dos Mares Guia. ?A cada US$ 1 bilhão cria-se 55 mil empregos diretos e 120 mil indiretos?, complementou.

Vai Brasil e Cores

O ministro anunciou a criação do Plano Vai Brasil, que prevê promoções para a baixa temporada para incentivar os brasileiros com menos poder aquisitivo a viajar para conhecer o Brasil e, conseqüentemente, amenizar a sazonalidade no setor. ?Nosso objetivo é que R$ 75 milhões de trabalhadores brasileiros possam viajar com o seu salário?, afirmou Mares Guia.

Outro programa anunciado durante o evento foi o Cores do Brasil, um plano de marketing que também visa incentivar o turismo interno. ?Brasil. Experimente!? será o lema da campanha, que terá R$ 84 milhões de orçamento anual para alcançar a meta de promover 40 milhões de viagens em 2010. O plano, desenvolvido pelo espanhol Josep Chias, tem o objetivo de alavancar a receita do turismo para R$ 14 bilhões em cinco anos.

Remuneração justa

O presidente nacional da Abav, João Pereira Martins Neto, aproveitou a oportunidade para reivindicar aos agentes ?remuneração justa? por parte das companhias aéreas. ?Oitenta e cinco por cento dos bilhetes aéreos e pacotes turísticos são vendidos pelas agências de viagens. Acho incompreensível que dois setores que têm o mesmo objetivo vivam em conflito?, afirmou. Não é a primeira vez que essa reivindicação ganha destaque nos discursos dos presidentes da Abav durante as Feiras das Américas.

Ele criticou ainda as restrições internacionais impostas à associação das empresas nacionais. ?Não vamos permitir que uma entidade internacional venha ditar normas em um país soberano como o nosso?, disse ele, referindo-se à Iata (International Air Transport Association).

A feira

Este ano, a Feira das Américas ocupou este ano 56,8 mil metros quadrados de área em quatro pavilhões do Riocentro. Os estados expuseram seus produtos e serviços turísticos em estandes com menor apelo visual do que no ano passado, o que não impediu uma grande visitação na grande maioria deles, principalmente nos dois primeiros dias de evento. O estande do Paraná, apesar dos menos de duzentos metros quadrados de área – bem menor do que nos anos anteriores – recebeu grande fluxo de visitantes. Segundo o secretário estadual de Turismo, Celso Caron, a surpresa foi o grande interesse dos agentes de viagens pelo litoral do Estado. ?Todos os anos, Foz do Iguaçu é muito procurada, mas esse ano, muita gente buscou informações sobre as praias e seus equipamentos e hotéis?, destacou. ?Este ano, nós tivemos um custo menor, mas o resultado foi melhor?, complementou.

O Paraná participou em 2005 de 32 eventos de turismo, dos quais 11 no exterior. Este ano, o Estado ainda vai expôr seus produtos turísticos na FIT (19 a 22 de novembro), em Buenos Aires e na Achet (24 a 26 de novembro), em Santiago. ?A expectativa é aumentar o turismo nacional em 25% e o internacional, em 30%?, informou Caron. Só Foz do Iguaçu deve atingir, até meados deste mês, um milhão de visitantes.

As duas próximas edições da Feira das Américas já têm data confirmada: de 25 a 29 de outubro de 2006 e de 24 a 28 de outubro de 2007.

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