Pela arte, Fortaleza conta sua história

Fortaleza tem muita história para contar aos visitantes. Dentre os pontos turísticos mais visitados estão o Forte Nossa Senhora da Assunção, marco inicial da cidade; Theatro José de Alencar, construído em 1910 e que é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional; Ponte Metálica ou Ponte dos Ingleses, local único para observar o pôr-do-sol; Mercado Central, procurado para a compra do artesanato cearense; e a Catedral Metropolitana.

Além do Mercado Central, há outras opções para o turista conhecer a arte produzida naquele estado. Todas as noites, na Praia de Meirelles, concentra-se a famosa feirinha de artesanato, na qual dezenas de comerciantes montam suas barracas para vender os produtos feitos à mão. Em destaque, os trabalhos de renda, madeira e cerâmica e os bordados. Nas lojas da Ceart (Central de Artesanato do Ceará), espalhadas por Fortaleza, o turista também pode comprar belíssimos produtos feitos por artesãos de todas as regiões daquele estado.

Em diversos pontos da cidade há lojas da
Ceart (Central de Artesanato do Ceará), onde o turista
pode conhecer o belo trabalho dos artesãos locais.

O Centro Cultural Dragão do Mar é atualmente o grande pólo para o desenvolvimento de atividades culturais e artísticas na capital cearense. Situado entre o centro e a Praia de Iracema, o Dragão do Mar é uma construção de cerca de trinta mil metros quadrados que abriga diversos espaços culturais como anfiteatros, cinemas, o Museu de Arte Moderna, livrarias, lojas de artesanato e bares. No complexo também está inserido um planetário e o prédio da Biblioteca Pública. Durante todos os dias da semana são exibidos espetáculos, seja de música, dança, literatura. À noite, o Dragão do Mar também se torna ponto de encontro devido à concentração de bares que circundam o local.

Serviço – O Dragão do Mar situa-se na Rua Dragão do Mar, 81. Telefone: (85) 3488-8600. Site: www.dragaodomar.org.br.

Hotel oferece tratamento vip

Morro Branco está no rol dos
paraísos vizinhos à Fortaleza:
vale muito a pena conhecer.

Se sossego e comodidade é tudo o que o turista espera encontrar em Fortaleza, o Hotel Vila Galé disponibiliza essa ?vida de rei? para seus hóspedes. Localizado na Praia do Futuro, o hotel possui uma cabana à beira-mar que oferece serviços de bar e restaurante aos seus freqüentadores. Devidamente acomodado em quiosques, o hóspede é atendido por garçons, a poucos metros do mar, e pode saborear desde simples lanches até pratos mais requintados, padrão cozinha internacional. A cabana dispõe de seguranças particulares para evitar a entrada de pessoas que possam incomodar o sossego do turista. Vendedores ambulantes, comuns nas praias cearenses, somente podem entrar se cadastrados na Associação de Vendedores da Praia do Futuro. Sem a devida identificação (coletes), os ambulantes não podem permanecer na cabana.

Mas a mordomia não pára por aí. Para aqueles que estiverem cansados ou estressados, há disponibilidade do serviço de massagem, realizado numa tenda exposta na areia da praia. Para esse serviço são cobrados R$ 20. À noite, a cabana continua oferecendo o serviço de restaurante e os freqüentadores podem acompanhar shows de dança regionais. Para desfrutar de toda essa comodidade, o usuário paga, além do consumido, apenas a taxa de serviço da barraca (10%).

Serviço – O hotel situa-se na Avenida Dioguinho, 4189 Praia do Futuro. Mais informações: www.vilagale.com.br. (CB).

Lagoinha, paraíso recém-descoberto

Quem viaja a Fortaleza não pode restringir seu destino turístico apenas à capital cearense. Para os lados leste e oeste da cidade há diversas praias cujos passeios são imperdíveis. Destacam-se no litoral leste: Beach Park (distante 25 quilômetros), Praia da Caponga (70 quilômetros), Praia das Fontes/Morro Branco (85 quilômetros), e Canoa Quebrada (160 quilômetros). No litoral oeste: Cumbuco (35 quilômetros); Lagoinha (130 quilômetros) e Mundaú (147 quilômetros). Para todas essas localidades, agências de viagem comercializam pacotes turísticos que podem ser adquiridos na portaria dos hotéis, em Fortaleza, e até mesmo no calçadão à beira-mar.

Dentre as inúmeras opções de passeio, a reportagem de O Estado do Paraná foi conhecer a Praia de Lagoinha, distante 130 quilômetros de Fortaleza. Lagoinha é um dos mais recentes destinos turísticos ofertados pelas operadoras de viagens. Apesar de ainda não contar com uma grande infra-estrutura operacional, o passeio é agradabilíssimo e muito bonito. O deslocamento Fortaleza-Lagoinha é feito por vans ou microônibus. Ao chegar à localidade, a paisagem impressiona. Lagoinha é uma enseada cujo principal atrativo é uma duna, de areia alaranjada, que vai ao encontro do mar e arrecifes. Outras paisagens exuberantes podem ser vistas se o turista optar pelos passeios opcionais, conhecidos como 3 em 1, que tem duração aproximada de 1h30. Nesse tour, o visitante tem a possibilidade de conhecer Lagoinha passeando de buggy, catamarã (barco) e do caminhão ?pau-de-arara?. Todo o trajeto com o acompanhamento de guias-mirins da região, que contam histórias regionais. Na praia central há barracas para o atendimento dos turistas que podem se deliciar com pratos da gastronomia local, acompanhados de uma cerveja gelada ou caipirinha.

O jornalista viajou a convite da Carnailha Entretenimento.

Voltar ao topo