Paraná está de olho na Copa de 2014

Dotar os municípios paranaenses de políticas voltadas ao turismo. É o que pretende o prefeito de Paranaguá, no litoral, José Baka Filho, reeleito semana passada presidente da Associação dos Municípios Turísticos do Paraná (Amutur).

A posse foi seguida de um debate entre os demais prefeitos participantes da associação. Eles discutiram alternativas para alavancar a indústria turística paranaense, tendo como gancho a visibilidade que o Estado ganha tendo Curitiba como uma das sedes da Copa de 2014.

Na posse, Baka destacou a importância do turismo como saída econômica para dezenas de municípios brasileiros. “A indústria turística é a segunda que mais gera emprego, renda e riqueza atualmente no mundo”, ressaltou.

O presidente da Amutur assegurou ainda que vencer a falta de compreensão de que o turismo é gerador de emprego e renda será uma das principais bandeiras de sua segunda gestão.

“Vamos informar e esclarecer os municípios da importância de um inventário de seus potenciais turísticos para captação de convênios e investimentos dos governos estadual e federal e, também, de investidores privados”, disse.

O prefeito também destaca a necessidade das administrações dos municípios turísticos terem em seu quadro funcional, permanentemente, um cargo exclusivo ligado ao desenvolvimento turístico.

Baka ficará à frente da Amutur por mais quatro anos. Todos os prefeitos do litoral participam da entidade como diretores ou conselheiros, além dos gestores municipais das principais cidades paranaenses, como Curitiba, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu. Outros 36 prefeitos de municípios turísticos médios compõem a associação.

Curitiba

Na capital, a discussão se pauta em iniciativas que poderiam atrais mais turistas para a cidade. O vereador Jonny Stica (PT) levantou um debate sobre o tema junto ao Instituto Municipal de Turismo, também na última semana, na Câmara de Vereadores.

“Acredito que pouco se tem feito no turístico e urbanístico para realmente atrair mais visitantes. Um exemplo é a Rua 24 Horas, que, mesmo já tendo sido um dos principais destinos turísticos de Curitiba, está fechada há 20 meses após anos de abandono”, criticou. Duas licitações foram feitas para eleger um gestor para o local, mas não houve interessados.

Na opinião do vereador, a cidade peca em não criar projetos diferenciados que despertem a vontade do turista visitar Curitiba. “Não podemos nos ater à velha máxima de que Curitiba é perfeita e um modelo para tudo”, afirmou.

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