Novidades para os 25 anos da Oktober

A Vila Germânica, na cidade de Blumenau, Santa Catarina, está passando por algumas reformas para se tornar muito mais do que um centro de exposições. Entre as novidades está previsto um hotel e um edifício-garagem, para dar mais comodidade a quem visita o local que recebe grandes eventos, como a Oktoberfest (que vai acontecer de 4 a 21 de outubro) e a Texfer (a 2.ª maior feira têxtil do mundo, que ocorreu do dia 29 de maio a 1.º de junho).

De acordo com os dirigentes do local, tudo deverá ficar pronto até o começo do ano que vem, para que os 25 anos da Oktoberfest sejam comemorados em grande estilo.

Vila Germânica será revitalizada para os 25 anos da Oktoberfest em 2008.

O diretor do local, José Carlos Oechsler, explicou que algumas lojinhas que compõem hoje a Vila serão reconstruídas mais próximas do estilo alemão. ?Vai dar mais a idéia de uma Vila Germânica?, comentou. Os pavilhões, usados pela Oktober, serão totalmente reformados. A Vila já conta com um restaurante e um café colonial.

Para Oechsler, o hotel é uma das obras mais significativas. ?O projeto prevê preocupação com o meio ambiente, na medida em que a construção vai possibilitar a coleta da água da chuva para reaproveitamento?, contou. O hotel terá de 150 a 180 apartamentos. As novas obras prevêem ainda um parque temático e um de lazer, além de mais um bar e um lago.

Pedacinho da Alemanha

Blumenau está localizada a leste de Santa Catarina, próximo a Itajaí. A cidade tem cerca de 230 mil habitantes. Andar por Blumenau é lembrar da Alemanha em cada esquina, pois a maior parte das construções traz a arquitetura desse país em seus traços. A culinária, famosa pelo einsbein (joelho de porco) e o chucrute (repolho) também remete àquele país. Sem falar na cerveja artesanal, servida em vários restaurantes da cidade. Blumenau também é famosa pelas fábricas de malhas, como a Hering e Sulfabril, e pelo cristal (Museu do Cristal).

A cidade foi fundada por 16 imigrantes alemães, liderados por Hermann Bruno Otto Blumenau, em 1850. A primeira rua foi a conhecida Rua das Palmeiras, que até hoje ostenta belas árvores. O segundo ponto mais fotografado do Sul do País também está em Blumenau: é o famoso Castelinho, que já abrigou a Secretaria de Cultura da cidade e a loja Moellmann. Hoje, este símbolo de Blumenau está nas mãos de um grupo de empresários. Ainda não se sabe a que projeto o Castelinho está destinado.

Algumas curiosidades!

A primeira Oktoberfest ocorreu em 1984, logo depois que uma grande enchente do Rio Itajaí-Açu assolou a cidade.

A cidade também abriga a Festitália, que perpetua as tradições italianas. A próxima vai acontecer em julho.

A Ponte dos Arcos, na entrada da cidade, foi cruzada pelo então presidente João Café Filho, em 1954.

Nos tempos da colonização, a Rua 15 de Novembro era conhecida como Rua da Lingüiça (ou Wurstrasse)

O Museu da Cerveja permite ao visitante visualizar todo o processo de fabricação da bebida.

A atriz Vera Fischer debutou no teatro Carlos Gomes, em 1948.

Informações turísticas:

www.turismoblumenau.com.br
www.blumenau.sc.gov.br
(47) 3222-3176 ou 3222-3139

Voltar ao topo