Natureza e patrimônio histórico em Quissamã

Quissamã (RJ) tem uma longa história que se mistura com a própria colonização do Brasil. Esta riqueza cultural está presente até hoje no rico patrimônio preservado e na memória da população que tem um grande orgulho do passado de luta e trabalho.

São quatro séculos de história. No século XIX havia sete engenhos de açúcar em Quissamã e com eles surgem os solares dos viscondes e barões do açúcar. Este século foi auge da economia local, com a construção do Canal Campos-Macaé – uma das obras de engenharia mais importantes do Império e segundo maior canal do mundo – e de solares luxuosos como a Machadinha e a Mandiqüera.

O Parque Jurubatiba é um grande atrativo turístico do município. O plano prevê a utilização da unidade de conservação para fins de pesquisa científica, educação ambiental, eco-turismo e recreação em contato com a natureza, tudo de forma controlada, evitando danos. Será possível a realização de trilhas para caminhadas, ciclismo e até mesmo trilhas para bugres que terão regulamentação específica. Um dos grandes atrativos do Parna Jurubatiba promete ser a trilha fluvial pelo Canal Campos-Macaé, que corta as principais lagoas da região.

Atualmente, há passeios de barco que acontecem eventualmente, atraindo turistas interessados na natureza e na história de Quissamã. A atividade turística também pode ser de caráter cultural, graças à existência do rico patrimônio histórico, composto por cerca de 20 casarões centenários distribuídos pelo município.