Lunardelli e Apucarana: movidas pela fé

Lunardelli, município situado a 380 quilômetros de Curitiba, já é um dos destinos de turismo religioso mais consolidados do Paraná. A cidade, de apenas seis mil habitantes, recebeu somente no ano passado 257 mil turistas que, movidos pela fé, visitaram o Santuário de Santa Rita. ?São de vinte a trinta mil pessoas por mês que chegam de todas as partes do Brasil, principalmente Minas Gerais e São Paulo, e até turistas do Paraguai?, conta o prefeito Célio de Carvalho.

Pode-se dizer que o surgimento do fluxo turístico em Lunardelli e sua evolução, ano a ano, nos dez anos em que ele é fato na cidade, é praticamente um milagre. Isso porque o município não oferece infra-estrutura alguma para a recepção desses turistas. Há restaurantes e lanchonetes, que chegam a servir cerca de setecentas refeições nos fins de semana, mas não há hotéis para atender os visitantes que chegam nos ônibus de excursão e carros particulares depois de enfrentar longas horas de estrada. Sobram às cidades de Ivaiporã, São João do Ivaí e Jardim Alegre abrigar os visitantes. ?Nunca se promoveu o turismo aqui?, justifica o prefeito que nasceu em Minas Gerais, mas mora em Lunardelli há 32 anos. O turismo é responsável pela manutenção de trezentos empregos diretos.

Espera-se 60 mil pessoas no Santuário de Santa Rita.

A 370 quilômetros de Curitiba, situa-se Apucarana, cidade de 114 mil habitantes que também se destaca entre os turistas religiosos. O Parque Ecológico Santo Expedito, inaugurado há um ano, é o foco de centenas de turistas todas as semanas. Para abrigá-los, a cidade conta com três hotéis de porte médio e pousadas e, para servi-los, uma boa quantidade de restaurantes.

A rota

A Fé na Estrada, uma rota turística que será lançada este mês, vai unir Lunardelli e Apucarana, promovendo a região, que abrange ao todo seis municípios, em parte do centro e norte do Paraná. A idéia dos prefeitos é unir as comemorações religiosas de ambas as cidades por meio desse roteiro, promovendo romarias de fiéis de uma cidade até a outra, num percurso de 86 quilômetros.

Apucarana comemora o dia de Santo Expedito no dia 19 de abril e Lunardelli presta homenagens à padroeira Santa Rita de 13 a 22 de maio. O primeiro roteiro de peregrinação prevê uma caminhada de quatro dias – uma média de 24 quilômetros por dia – com quatro locais de pernoite e a participação de um grupo de trinta pessoas, que vão sair de Lunardelli no dia 16 de abril, passando por Lidianópolis, Borrasópolis, Novo Itacolomi, Cambira e chegando a Apucarana no dia 19 de abril. Neste dia, haverá uma programação especial que inclui apresentações teatrais e show musical com artistas locais. O ponto alto será uma missa, às 19h, que será transmitida ao vivo pela televisão. ?Esperamos, no mínimo, um público de dez mil pessoas no dia 19?, estima o prefeito Valter Pegorer.

E nos três primeiros anos do Fé na Estrada, Pegorer acredita que o número de turistas deve aumentar entre 30% e 40% em Apucarana. ?Nossa região já é considerada o quinto produto turístico do Estado, depois de Foz do Iguaçu, Curitiba, litoral e a Rota dos Tropeiros?, comenta o prefeito.

Em maio, as prefeituras, também com o apoio da Secretaria Estadual do Turismo e da Paraná Turismo, vão promover a rota no sentido inverso. Os turistas vão sair de Apucarana, passando por Cambira, Novo Itacolomi, Borrasópolis e Lidianópolis até chegar a Lunardelli, onde, entre os dias 13 e 22 de maio, serão prestadas homenagens à Santa Rita no santuário, situado no centro. O município espera a visita de sessenta mil turistas nesse período.

?Nossa intenção é fazer um projeto para o desenvolvimento do turismo em toda a região, contribuindo para a geração de empregos e renda à população por meio de atividades relacionadas à indústria do turismo?, diz Jorge Demiate, diretor-presidente da Paraná Turismo.

Voltar ao topo