Jovens e cultos se encontram em Kaiserslautern

A cidade de Kaiserslautern, na região sudoeste da Alemanha, deve o seu nome ao imperador (Kaiser) de Hohenstaufen, Barbarossa, que teve um palácio imperial construído em ?Lautern? há 850 anos, depois de ter ficado impressionado com a beleza local. Atualmente Kaiserslautern é tanto uma cidade de estudantes ativa, repleta de bares acolhedores, capital futebolística do sudoeste da Alemanha, quanto o centro cultural do Palatinado. Não é preciso sair da cidade para apreciar o melhor da natureza. Lá está a maior região florestal da Alemanha, formando o Parque Natural da Biosfera da floresta do Palatinado.

?Um belo pedaço do Palatinado?. É assim que os habitantes chamam carinhosamente a sua cidade. E eles têm razão. Kaiserslautern tem para oferecer aos olhos curiosos dos turistas muitos monumentos, museus e atividades ao ar livre.

Maquete do Estádio Fritz-Walter, ampliado no ano passado, para abrigar o mundial deste ano.

A cidade pode ser considerada também como uma das mais importantes para o futebol na Alemanha. É a cidade do primeiro clube de futebol FCKaiserslautern, cuja equipe, devido à cor de seus uniformes, também é conhecida como ?diabos vermelhos?. Eles tinham cinco representantes na seleção que conquistou a Copa do Mundo em 1954 na Suíça. É do clube o Fritz-Walter, estádio que abrigará os jogos desta Copa do Mundo.

Atrativos diversos

Em Kaiserslautern, há atrativos diversos além-estádio. Quem quiser provar um bom vinho do Palatinado ou algumas das especialidades gastronômicas da região basta ir a uma taberna típica, a um bar da moda ou a um bom restaurante – tudo isso pode ser encontrado na parte antiga da cidade.

Arquitetura chama atenção
para a igreja protestante.

Entre os pontos que merecem visitação estão o Palácio Imperial e o Palácio Casimir. O imperador Barbarossa mandou construir para si próprio um palácio imperial neste local entre 1151 e 1158. Depois, em 1571, o Conde Palatino Johan Casimir, o legendário ?Caçador do Palatinado?, mandou construir um palácio renascentista naquelas imediações. Os visitantes podem ainda passear pelo Salão Casimir e pelos corredores subterrâneos que datam da Era de Hohenstaufen.

Entre as praças da cidade, a mais pitoresca é a de St. Martinplatz, onde se situa a Igreja de St. Martin, do século XIV. Ela tem um portal que leva ao antigo quarteirão, com diversos bares e bistrôs. A mais importante igreja neogótica do sudoeste da Alemanha fica em Kaiserslautern, a Igreja de Escola. Impressionante composição, elaborada por Gernot Rumpf, é a Fonte Imperial, feita em bronze e arenito que conta a história passada e presente de Kaiserslautern.

Quem viaja também à procura de cultura e arte deve incluir o Teatro Palatinado de Kaiserslautern, um espaço multifuncional amplo, com 700 assentos, teatro para workshop e produções artísticas.

O Centro de Artes Kammgarn apresenta comédia e cabaré, concertos de música rock e popular e festivais de jazz; já no Fruchthalle, são apresentados concertos e sinfonias (Conselho de Kaiserslautern); concertos realizados pela Orquestra de Rádio Südwestrundfunk.

O circuito de museus inclui a Galeria Palatinado, que tem a principal coleção de quadros da região, incluindo obras de arte internacionais do século XIX e XX e trabalhos de artistas do Palatinado. Além do Museu Theodor Zink, edifício parcialmente construído em madeira, datado de 1817, especializado em exibições de folclore e história local; e o Museu Beer Stein, com mais de quinhentas exibições dos últimos duzentos anos.

Natureza

Todo turista deveria visitar também o Jardim Japonês, que foi inaugurado em Kaiserslautern, em abril de 2000, e é um dos maiores jardins de seu estilo, na Europa. Plantas, lagoas, cascatas, peixes, lanternas e criações em pedra, cuidadosamente selecionados, criam um ambiente que remete ao extremo oriente, que é calmante para o corpo e para a mente.

Turista é ?kaiser? em ?Lautern?

Galeria Palatinado tem a principal coleção de quadros da região, incluindo obras estrangeiras.

As compras em Kaiserslautern podem ser uma alegria. Aprecie suas pequenas butiques exclusivas, receba orientação especializada em lojas específicas e passeie à vontade em uma das grandes lojas de departamentos. Kaiserslautern tem de tudo e mais um pouco. Aqui o cliente não é só rei, ele é ?kaiser? (imperador) em ?Lautern?.

Para quem gosta de conhecer a gastronomia típica, obrigatório é provar a ?saumagen?, a carne de porco, especialidade do Palatinado. Uma dica é degustá-la acompanhada de vinho. Entre as dicas de restaurantes estão o ?Uwe?s Tomate?, que oferece pratos da cozinha internacional; o Wartenberger Mühle e o Twenty-One, um bistrô e lounge situado no 21.º andar do prédio da prefeitura que também proporciona uma privilegiada vista da cidade. Para quem gosta de ambientes aconchegantes, o Spinnrädl é o lugar. Trata-se de uma taverna, situada no edifício com acabamento em madeira, o mais antigo da cidade. Outra dica é também o Hotel Restaurante Blechhammer, casa de cerveja localizada à beira de um lago.

Excursões pela região

A região onde fica Kaiserslautern é um excelente local para caminhadas na reserva natural da floresta do Palatinado. As trilhas ao oeste do Palatinado são perfeitas para se caminhar o dia todo, sem ter que se preocupar com transporte de bagagem ou com reservas antecipadas de acomodações. Doze trilhas circulares oferecem escolhas que variam de 40 a 400 quilômetros e de três a quinze dias.

Para entrar ainda mais no clima da Copa, vale uma visita ao Museu Histórico do Palatinado, em Speyer, que apresenta uma extensa exibição interativa que coloca em seu contexto cultural e histórico todas as copas mundiais de futebol, dos anos de 1954 a 2006.

Já a Catedral de Speyer é um dos pontos de visitação obrigatórios para quem gosta de arquitetura. A igreja, bom exemplo de arquitetura romanesca, é um Patrimônio Histórico da Humanidade tombado pela Unesco.

Da indústria aos dinossauros

A região do Palatinado guarda a única siderúrgica preservada desde a época áurea da indústria de ferro e aço na Europa, a Völklingen, em Saarland. Tombada como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco, em 1994, é um dos locais mais interessantes da Europa e oferece a oportunidade de descobertas fascinantes. Diz-se que uma visita à siderúrgica Völklingen é uma experiência inesquecível.

Um outro atrativo, que costuma agradar também as crianças é o Garden Show, que abriga a maior exibição científica de dinossauros da Europa, apresentando modelos fielmente reproduzidos. O túnel da vida, modelo de dinossauro a ser escavado e a trilha dos dinossauros são ótimas formas para se ter um vislumbre de um mundo há muito perdido, que pode ser desfrutado por pessoas de todas as idades. Este atrativo está disponível de abril a outubro.

Mais informações: www.hannover-tourism.de.

Voltar ao topo