Farroupilha é o berço da imigração italiana no RS

Farroupilha é o berço da imigração italiana no Estado do Rio Grande do Sul. As primeiras famílias de imigrantes desembarcaram na localidade que posteriormente passaria a chamar-se Nova Milano (atual distrito de Farroupilha) em maio de 1875, vindas da província de Milão, Itália.

A estrutura do município de Farroupilha começou a tomar forma quase que imediatamente à instalação das primeiras famílias de imigrantes em Nova Milano.
Também possui títulos de Capital nacional da malha; Maior produtor de kiwi do Brasil; Terceiro maior produtor de uva do país; Quinto município gaúcho em desenvolvimento (Índice FIRJAN 2008); Melhor IDEB da região – 2008; Sedia o maior santuário da fé católica do Estado consagrado a N. S. de Caravaggio.

Em 11 de dezembro de 2009 Farroupilha completa 75 anos de emancipação política. O destaque nesta história é sua trajetória de sucesso. Em sete décadas e meia o município firmou-se no cenário nacional e conquistou posições de destaque que o tornam sinônimo de qualidade de vida e desenvolvimento.
Quem passeia por Farroupilha tem o privilégio de deparar-se com encantos naturais e histórias preservadas.
– Pórtico Monumento Nossa Srª de Caravaggio: A padroeira de Farroupilha ganhou um monumento de sete metros de altura. Sua localização é estratégica para marcar o acesso ao santuário, na localidade de Caravaggio, primeiro distrito, a 6 km do Centro.
– Parque dos Pinheiros: Espaço ideal para lazer e práticas esportivas. Com 22 hectares, o Parque dos Pinheiros possui um lago artificial, piscina pública, pista para caminhadas, parque infantil, pista para skate, quadra de futebol e vôlei de areia. Abriga um restaurante com atendimento diário, além de local para festas.
-Salto Ventoso: Queda d’água em plena mata nativa. A cascata tem 52 metros de altura caindo em forma de cortina de água sobre uma gruta com 200 metros de comprimento por 25 metros de altura que pode ainda ser visitada.