Ecoturismo e Turismo de Aventura em alta no Brasil

Caminhar em ambientes naturais, desbravar corredeiras em botes infláveis, aventurar-se por cavernas e águas cristalinas, desfrutar tudo o que a natureza pode oferecer de forma sustentável e consciente. Eis as atividades que cada vez mais ganham o gosto popular.

Durante o 4° Salão do Turismo, realizado em julho, das 1,7 mil pessoas entrevistadas, 34,3% apontaram o Ecoturismo e o Turismo de Aventura como atividades para suas próximas viagens, atrás apenas do Turismo de Sol e Praia com 52,1%. O segmento, que ano passado apresentou lucro nacional de R$ 490 milhões, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), estrutura-se no país e ganha visibilidade internacional. Este ano, o Brasil foi eleito pela National Geographic Adventure como destino Best of Adventure 2009.

O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Abeta, por meio do programa Aventura Segura, atua para que o segmento se consolide no país como atividade segura para turistas brasileiros e estrangeiros. Hoje, o programa conta com 4,84 mil pessoas qualificadas em 16 destinos turísticos de 13 estados brasileiros por meio de cursos de Gestão Empresarial, Sistema de Gestão da Segurança e Competências Mínimas do Condutor, Primeiros Socorros e Curso de Qualificação para Voluntários do Grupo Voluntário de Busca e Salvamento.