Confira os roteiros turísticos de Bento Gonçalves

Bento Gonçalves é um dos mais belos e importantes roteiros turísticos da Serra Gaúcha. A vocação industrial e turística, as paisagens ‘bordadas de parreirais’ e a garra de seu povo fazem da cidade um lugar acolhedor e de natureza exuberante.

– Passeio de Maria Fumaça: O passeio turístico de trem a vapor é uma grande atração na Serra Gaúcha. São 23 quilômetros de percurso com uma hora e meia de duração entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Durante o passeio a festa é comandada pelo coral típico italiano, pela dupla que toca a tarantela e pelos gaúchos.
– Vale dos Vinhedos: O Vale dos Vinhedos representa o legado cultural e histórico deixado pelos imigrantes italianos, chegados ao Brasil em 1875. Os costumes e tradições estão enraizados nas pessoas e, até mesmo, na paisagem do Vale dos Vinhedos. A construção de capelas e capitéis, a devoção aos santos, o dialeto vêneto e, principalmente, o cultivo da videira e a produção do vinho são marcas da imigração italiana.
– Caminhos de Pedra: Legítimos representantes da cultura camponesa, aquela que fazia tudo com as mãos, os imigrantes italianos, totalmente desprovidos de bens materiais, trouxeram para o Distrito de São Pedro a riqueza de seus valores culturais, expressos na religiosidade, no trabalho e valorização da família. Hoje, os Caminhos de Pedra resgatam a herança cultural recebida dos imigrantes italianos, constituindo-se num museu vivo, onde os descendentes desses imigrantes recebem o visitante e lhes mostram a autenticidade e originalidade da sua cultura, gastronomia e arquitetura.
– Vinhos de Montanha: Num dos mais belos locais da serra gaúcha, o distrito de Pinto Bandeira oferece aos visitantes a oportunidade de apreciar lindas paisagens e degustar vinhos maravilhosos. O verde dos parreirais, a tranqüilidade e o ar puro são as melhores companhias para apreciar este belíssimo passeio. As vinícolas, que se encontram ao longo do trajeto, estão sempre de portas abertas para os visitantes, oferecendo degustação, varejo e produtos típicos.
– Vale do Rio das Antas: O Vale do Rio das Antas é um local de extrema beleza cercado por uma paisagem exuberante. Neste trajeto, o visitante encontra tendas de produtos coloniais, artesanato e lancherias com vista panorâmica. A 25 km de distância da cidade está situada a Ponte Ernesto Dorneles, também conhecida como “Ponte do Rio das Antas” uma das maiores do mundo em arcos paralelos suspensos. O visitante poderá observar as águas do Rio das Antas formando uma enorme “ferradura” ao redor de uma montanha.
– Caminhos de Faria Lemos: Localizado ao norte do Município o roteiro Caminhos de Faria Lemos possui topografia acidentada na qual se destaca o Vale Aurora, uma região forte na produção de uvas. Nas áreas mais próximas ao Rio das Antas os visitantes podem conhecer as técnicas de produção de cachaça e seus derivados.