Cataratas do Iguaçu na briga por Maravilha da Natureza

Se a eleição às Sete Novas Maravilhas da Natureza fosse encerrada hoje, as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, seriam consideradas uma delas. Isso porque o atrativo turístico número 1 do Paraná figura hoje entre os seis primeiros lugares no ranking mundial do concurso, promovido pela Fundação New 7 Wonders, da Suíça.

Para a Secretaria Turismo de Foz, este é o resultado da união das entidades do turismo e cidadãos dos estados do Sul do Brasil, que criaram formas de incentivar a população para eleger as Cataratas.

O Comitê Brasil Argentina Vote Cataratas também buscou parcerias com rádios, canais de televisão aberto e a cabo, jornais e sites para divulgar a campanha e conscientizar as pessoas da importância de eleger o atrativo natural, que está localizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu, tombado pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade em 1986.

A posição no ranking também começou a melhorar consideravelmente a partir do lançamento da campanha Vote Cataratas na Argentina, uma vez que o atrativo turístico pertence aos dois países.

Seguindo os mesmos moldes do Brasil, a Argentina fez parcerias com a imprensa nacional, entidades dos mais diversos setores da sociedade, escolas e empresários, além de incentivar a população a acessar o site www.votecataratas.com e dar seu voto.

As Cataratas do Iguaçu pertencem ao Brasil e à Argentina, mas o Paraguai também aderiu à Campanha Vote Cataratas por ser país vizinho e fazer parte da Tríplice Fronteira.

Em Ciudad del Este, Paraguai, que faz divisa com Foz do Iguaçu, tanto o comércio como as escolas divulgam e pedem voto para eleger as Cataratas uma das maravilhas da natureza.

“O concurso já está gerando uma mídia espontânea e com isso daremos um grande salto na divulgação das Cataratas do Iguaçu e de todos os atrativos turísticos que compõem a Tríplice Fronteira. Hoje já temos mais de um milhão de turistas visitando o Destino Iguaçu, porém, a meta é crescer 10% anualmente e o concurso vai contribuir fortemente para a ampliação do número de visitantes e a permanência média em Foz”, afirma o secretário de Turismo, Felipe Gonzalez.

Eleição

Arquivo
O Arquipélago de Fernando de Noronha é outro candidato brasileiro.

A primeira etapa do concurso promovido pela fundação suíça encerra dia 31 de dezembro deste ano. Para que as Cataratas do Iguaçu sejam eleitas, é preciso que permaneça pelo menos entre os 21 colocados. A partir de janeiro do ano que vem, o mundo inteiro vai votar nas 21 candidatas para eleger as sete novas maravilhas.

O resultado sairá em meados de 2010. No Brasil, além das Cataratas do Iguaçu concorrem ao título o Pão de Açúcar (RJ), a Floresta Amazônica (AM), o Arquipélago de Fernando de Noronha (PE), o Pantanal (MT/MS) e o Monte Roraima (RR). Os Lençóis Maranhenses (MA) tiveram sua candidatura anulada no mês passado.

Beleza de encher os olhos

Sec. Tur. Maranhão
Lençóis Maranhenses tiveram sua candidatura anulada em julho.

As Cataratas do Iguaçu são o segundo mais importante atrativo turístico que atrai estrangeiros ao Brasil, ficando atrás somente da cidade do Rio de Janeiro. E não é para menos. Localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, que foi declarado Patrimônio Natural da Humani,dade pela Unesco em 1986, as Cataratas seduzem pela grandiosidade e quantidade de quedas d’água: 275 saltos ao total.

Uma imensidão de água que proporciona um espetáculo único. Anualmente milhares de pessoas do mundo inteiro, entre reis e rainhas, príncipes e princesas, presidentes, artistas e personalidades em geral, juntam-se aos turistas anônimos que incluem Foz do Iguaçu no roteiro de suas viagens.

Para chegar diante do maior espetáculo natural da Terra, o visitante percorre por uma estrada de 12 quilômetros que corta a reserva até o início das passarelas, saindo do Centro de Visitantes.

A partir daí já é possível deslumbrar a primeira paisagem das Cataratas. O ponto de partida permite uma vista panorâmica da Ilha San Martin e de vários saltos pertencentes ao lado argentino, porém, é do lado brasileiro que se tem uma visão mais ampla.

Durante o passeio os visitantes fazem várias paradas nos mirantes para registrar as belezas naturais com suas máquinas fotográficas e filmadoras. Antes de finalizar o passeio, os turistas ainda vão se surpreender com o turbilhão de água que forma a Garganta do Diabo, o mais famoso conjunto de saltos.

Por final, desfrutam o conforto do Espaço Naipi, composta por decks, elevador panorâmico, lanchonetes e lojas de souvenires, além de ficar a poucos metros do conjunto de quedas Salto Floriano.

Aventuras que desafiam turistas

O Parque Nacional do Iguaçu tem muitos atrativos turísticos e oferece várias atividades ao turista. Uma das prediletas pelos turistas é o passeio de barco do Macuco Safári.

Depois de passar pelo Centro de Visitante do Macuco e receber as dicas de passeio, o turista sobe em um carrinho elétrico que percorre uma
trilha de três quilômetros, apreciando a fauna e flora do parque.

Antes de se aventurar no passeio de barco, o instrutor ainda indica uma caminhada (opcional) sobre trilha suspensa para conhecer um pouco mais na natureza que habita na mata.

Já no cais, os turistas recebem instruções, pegam suas capas plásticas (se não querem se molhar), coletes salva-vidas e proteção para equipamentos eletrônicos, entram no barco inflável bimotor, onde vão viver uma aventura:
observar as grandes saltos de baixo para cima.

As primeiras quedas a serem avistadas são dos saltos batizados de Três Mosqueteiros. Ali o piloto manobra e aproxima o barco o suficiente para proporcionar um rápido e divertido banho nos passageiros; é o batismo nas quedas com aproximadamente 80 metros de altura.

Desafios

Outra atividade oferecida no parque é o arvorismo, em um recanto construído pela empresa Campo de Desafios Cânion Iguaçu. A aventura é a 12 metros de altura e os corajosos têm de passar de um elemento para o outro, seja pendurado, caminhando ou como se fosse uma aranha nos emaranhados de corda.

No final o turista se joga em queda livre na tirolesa de 25 metros. Há ainda o pulo do gato com 15 metros de altura, uma parede de escalada in door com vários níveis de dificuldades e o rapel.

Construída com acesso fácil para deficientes físicos, a plataforma do rapel tem
55 metros de altura e o aventureiro desce pelas cordas com a sensação de estar
descendo pelas quedas que estão a pouca distância do turista.

Para quem gosta de água, outra opção, além do Macuco, é o rafting nas corredeiras do Rio Iguaçu, logo abaixo das 275 quedas que formam as Cataratas do Iguaçu. 

A atividade é acompanhada por instrutores e feita somente com equipamentos de segurança, pois as corredeiras oferecem vários obstáculos e níveis de dificuldades.