Avistar animais é diversão para crianças no Pantanal

O feriado que culmina também no Dia das Crianças pode ser uma boa oportunidade para viajar com os pequenos, levando-os para conhecer de perto alguns animais exóticos. O Pantanal sul-mato-grossense é um dos cenários mais propícios para isso e esta época, estação da seca, é a ideal para avistar mamíferos. É que a vegetação e as árvores estão perdendo suas folhagens, o que facilita a observação.

Agora, início da primavera, é também o período em que a paisagem está mais colorida, já que algumas árvores começam a florescer, permanecendo assim até outubro. Os próximos dois meses, época de reprodução e acasalamento de muitas aves, é o preferido dos ?birdwatchers? (observadores de aves) por causa da diversidade de espécies que passam e se concentram no local. Entre as mais diferentes estão tuiuiús, tucanos e gaviões. Também é fácil ver as araras-azuis, já que o Refúgio  Caiman também é um centro de reprodução dessa espécie ameaçada de extinção. A cada ano, pelo menos 50 delas nascem no local.

No fim do ano, com a chegada das chuvas, a paisagem começa a mudar, anunciando o início da estação das águas. Geralmente, o período se estende de dezembro a março, tendo como característica os campos alagados e as temperaturas mais elevadas. Esse fenômeno atrai aves aquáticas que enchem o Pantanal de sons e movimentos. Mamíferos terrestres migram para terras altas, muitas vezes fora do Pantanal, e os que permanecem na região movimentam-se menos, uma vez que há fartura de alimento e água.

Passeios

Uma das opções de hospedagem no Pantanal é o Refúgio Ecológico Caiman, situado em uma área de 53 mil hectares, no município de Miranda, a 236 quilômetros de Campo Grande (MS). É um complexo formado por três pousadas com quartos confortáveis e equipados.

No Caiman, as opções de lazer incluem safáris fotográficos em veículos adaptados, caminhadas por trilhas pantaneiras, observação de jacarés e passeio de canoa canadense, que permitem ver animais como macacos-prego, bugios, cutias, capivaras e aves. Há também uma programação típica regional com passeios, como o Dia de Peão Pantaneiro, Cavalgada com Lida de Gado e Cavalgada Santa Vóia com Pernoite.

Todas as atividades são lideradas por guias bilíngües, com formação em ciências ambientais ou turismo ecológico, além dos guias nativos locais.

Pacotes

Para o feriado, foram criados dois pacotes – de 8 a 12 de outubro, a R$ 1.608, por pessoa, em apartamento duplo; e de 12 a 15 de outubro, a R$ 1.206, por pessoa, em apartamento duplo. Os pacotes incluem: hospedagem com todas as refeições (exceto bebidas), atividades regulares e acompanhamento dos guias nos passeios. Mais informações: (11) 3706-1800 ou www.caiman.com.br.

Voltar ao topo