América Latina em destaque no turismo internacional

A Lacime 2005 (Latin America and Caribbean Incentive & Meetings Exhibition), evento ocorrido na última semana, em São Paulo, teve como destaque em especial o potencial dos países latino-americanos no cenário internacional do turismo de incentivo, eventos e negócios. ?Acho importante destacar a presença latino-americana no cenário global, uma vez que as interligações aéreas do continente já não são barreiras para atrair compradores internacionais e as empresas já contam com orçamento para incentivo?, observou o diretor da Reed Travel Exhibitions, Paul Kennedy. Segundo ele, o câmbio favorável, os baixos custos locais, o clima adequado e a relativa segurança institucional da área contribuem significativamente para a atração cada vez maior dos novos interessados.

O presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz, destacou a grandiosidade da feira, que teve sua segunda edição, e os números que expressam o crescimento do turismo no Brasil. ?De acordo com os dados do Banco Central, tivemos um crescimento de cerca de 15% quanto ao ingresso de dólares no País, no período de janeiro a maio de 2004 e 2005?, contabilizou. O número corresponde à entrada de US$ 1,303 bilhão. Seguindo as previsões otimistas, Sanovicz aposta que, até 2008, o Brasil deva disputar o ?Top 10? no ranking da ICCA (International Congress and Convention Association), ou seja, no ranking dos países promotores de eventos. Hoje, o Brasil está na 14.ª posição. Segundo a Organização Mundial do Turismo, o setor teve um crescimento global de 10%. O Brasil somou 15% de crescimento.

A Lacime recebeu cerca de 3,5 mil visitantes – das Américas e da Europa -, que conferiram os produtos oferecidos por 300 expositores de vinte países.

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