Abav vai lançar portal para unir destino e turista

Aproximar o produto turístico do turista. Este é o principal objetivo de um portal que está sendo desenvolvido pela Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagem) e que será lançado oficialmente em outubro, durante a Feira das Américas, no Rio de Janeiro. A novidade foi anunciada durante o 13.º Profissional de Turismo da Abav-PR, ocorrido na semana passada, em Curitiba.

O presidente da Abav-PR, Antonio Azevedo, mentor do projeto, explica que o portal deverá ser uma ferramenta efetiva de negócios. Por meio dele, o turista poderá pesquisar sobre o destino que pretende visitar e se informar sobre as operadores e/ou agências que comercializam roteiros e pacotes para a região. O portal será direcionado também aos agentes de viagem, que terão mais facilidade para consultar a oferta turística dos destinos. ?Vamos promover a ?inclusão turística? de destinos, principalmente, os que não têm muito recurso para promoção, que, por meio do portal, terão a possibilidade de divulgar seus atrativos até internacionalmente?, explica o presidente da Abav-PR. O portal representa um investimento inicial de R$ 400 mil, por parte da Abav Nacional e Sebrae.

Antonio Azevedo comentou ainda que o portal é um exemplo de como a internet pode ser um aliado do agente e não um ?concorrente?, como alguns profissionais estão considerando. ?O agente de viagem de hoje precisa agregar valor ao seu trabalho, seja se especializando em determinado nicho de mercado ou realizando uma atendimento bem personalizado, mas sempre usando a tecnologia a seu favor; senão, vai desaparecer?, considera.

Há cerca de 1,1 mil agentes de viagens no Paraná, porém, somente 180 são associados à Abav-PR e responsáveis pela venda de 80% dos pacotes turísticos comercializados no Estado.

O Salão Profissional de Turismo reuniu, no Estação Embratel Convention Center, 250 expositores de produtos e destinos turísticos nacionais e estrangeiros e atraiu mais de seis mil pessoas, das quais 1.758 agentes de viagens. O Paraná é o quinto estado em volume de receita bruta de serviços de Turismo do País.

Agentes fazem pedidos e desabafos

A crise aérea, iniciada há seis meses, não ficou fora do discurso de abertura do 13.º Salão Profissional de Turismo da Abav-PR, na última sexta-feira. ?É uma vergonha para os brasileiros terem que conviver com estas incertezas, que causam prejuízos incalculáveis. Nos últimos meses, a atividade econômica do turismo teve quedas assustadoras e houve desemprego no setor?, desabafa o presidente da entidade, Antonio Azevedo. Mas essa não é a única reclamação dos agentes representados pela Abav-PR. Azevedo destacou a falta de estrutura em alguns equipamentos para recepção de turistas no Estado. ?Foz precisa de um novo terminal; os aeroportos de Cascavel e Londrina precisariam ter nova localização; o de Curitiba precisa de uma nova pista para receber aeronaves de grande porte e também ampliar o seu terminal de passageiros, que no prazo de dois anos estará saturado?, frisa Azevedo. Além disso, o agente lamentou o fato de o Paraná estar fora do turismo de cruzeiros marítimos. ?O Porto de Paranaguá não tem um terminal de passageiros adequado para atender ao crescente turismo náutico. É uma pena porque o litoral precisa deste tipo de turista, que tem alto poder aquisitivo?, afirma.

Voltar ao topo