Uma semana dedicada à ciência

O Brasil já está preparado para a III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Criada por decreto federal em 2004, a semana ocorre anualmente no mês de outubro. Neste ano, a semana acontece entre os próximos dias 16 e 23 e já tem mais de 5.300 eventos cadastrados em 248 municípios de todos os estados brasileiros.

Coordenada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a semana nacional visa mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende também chamar a atenção para a importância da ciência e da tecnologia para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país, assim como contribuir para que a população possa conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

Para isso, instituições como universidades, institutos de pesquisa, entidades e fundações de amparo à pesquisa, escolas, empresas e meios de comunicação promoverão, durante a próxima semana, atividades como festivais e feiras de ciência, visitas a instituições de pesquisa, palestras, jornadas de iniciação científica, produção de cartilhas e exibição de vídeos, entre outras.

Como neste ano comemora-se o centenário do primeiro vôo do 14 Bis, obra do brasileiro Santos Dumont, a aviação será um dos temas principais das atividades deste ano, que ganharam o lema ?Criatividade e inovação?, que, para o diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do MCT, Ildeu de Castro Moreira, são duas marcas da vida de Santos Dumont. ?Mas nossas atividades não se resumirão a apenas esses temas, qualquer ação da comunidade científica poderá ser incluída na programação oficial da semana. Só optamos por fazer essa homenagem ao centenário do vôo do 14 Bis porque acreditamos ser essa a maior contribuição de um brasileiro para a ciência e tecnologia mundial?, explicou.

Coordenador nacional da semana, o professor Ildeu explicou que o evento é de participação voluntária, aberto a qualquer instituição e pessoa interessada em participar e tem como principal função trazer a ciência e a tecnologia para perto da população, abrindo a porta das instituições de pesquisa e desenvolvendo atividades em locais públicos. ?Queremos mostrar a importância da ciência para o cotidiano das pessoas e atrair os jovens para a iniciação científica?, justificou.

Com o objetivo de superar os números do ano passado, quando foram realizadas 6.700 atividades em 332 municípios, Ildeu convida professores, universitários, empresas e entidades civis ligadas à ciência e tecnologia a organizar seu evento e cadastrá-lo junto ao site oficial da semana nacional (www.semanact2006.mct. gov.br). Também no site oficial é possível informar-se sobre como participar de qualquer um dos milhares de eventos programados para a semana em todo o país. ?As universidades estão se mobilizando, as escolas estão aderindo, e mesmo realizada durante o período eleitoral, a semana tende a ser ainda mais movimentada que em 2005?, acredita o professor.

Parque Newton Freire-Maia receberá estudantes

Foto: Evandro Monteiro/O Estado

Sérgio: ?Sonho de voar?.

No Paraná, uma das principais programações para a próxima semana será a Semana de Ciência e Tecnologia do Parque Newton Freire-Maia, antes conhecido como Parque da Ciência. Exposições temáticas, apresentações artísticas e um ciclo de palestras fazem parte da programação do parque, que receberá escolas de 5.ª a 8.ª série e ensino médio entre os dias 19 e 22.

Respeitando o lema nacional da semana, o parque também dará ênfase aos feitos de Santos Dumont. Um ciclo de palestras com temas com ?O desejo de voar – contexto histórico?, ?Contribuições da tecnologia à realização do sonho de voar?, ?Vida e obra de Santos Dumont?, ?Do 14 Bis à globalização? e ?O avião e a evolução das técnicas na produção de mapas? serão as atividades principais do parque. Haverá ainda exposições sobre Santos Dumont, aeromodelismo e até um vôo de planador. ?O aeroclube de planadores Balsa Nova trará uma de suas aeronaves ao pátio do parque. Teremos também um festival de aeromodelos elétricos, estamos pedindo para que todos os aficionados por modelismo tragam os seus aviões para cá na tarde de sábado?, comentou o diretor do parque, Sérgio Antônio Barreto de Faria. ?Partiremos do sonho de voar de Santos Dumont e discutiremos todas as contribuições de sua invenção para a tecnologia mundial, terminando na conquista do espaço?, destacou.

Mas o coordenador da programação na semana no Newton Freire-Maia, Marcos Rocha, lembrou que as atividades não terão o 14 Bis como único tema. ?Estamos recebendo duas novas exposições, a Leonardo da Vinci, do Museu de Astronomia e Ciências Afins do Rio de Janeiro e a Brasilidade, desenvolvida em parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio) da Esquina para exaltar as etnias que criaram a identidade brasileira. Além da nossa exposição permanente com temas como universo, cidades, água, energia, entre outros?, explicou. ?Nosso objetivo é fazer com que os jovens compreendam o passado para entender o presente e planejar o futuro?, acrescentou.

O diretor do parque acredita que a grande missão da semana será provocar nas crianças e adolescentes a curiosidade, o desejo pela pesquisa. Apesar de muitas escolas já terem marcado participação na semana do Parque Newton Freire-Maia,  ainda há vagas. O telefone para informações e reservas é (41) 3666-6158. Em Maringá, Guarapuva, Arapongas, Londrina, Umuarama e Ponta Grossa também já estão programadas atividades da III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Voltar ao topo