TV aberta está preocupada com preço de conversor digital

As emissoras de televisão aberta combinaram de procurar grandes redes varejistas para oferecer descontos nos anúncios de conversores para recepção de TV Digital, informou nesta sexta-feira (6) o diretor de tecnologia da Record, José Marcelo do Amaral. De acordo com ele, as emissoras ficaram preocupadas quando as fabricantes de equipamentos informaram que o preço desses conversores inicialmente seria de cerca de R$ 800. Ele afirmou que interessa à Record e às demais emissoras incentivar que mais pessoas vejam a TV digital. "Já gastamos US$ 5 milhões em equipamentos", afirmou.

Amaral contou também que na segunda-feira passada, em reunião do Fórum de TV Digital, o governo pediu aos fabricantes de equipamento que apresentem a composição do valor da caixa conversora assim como propostas de como o governo pode ajudar a reduzir os custos. Amaral, em entrevista durante o IV Fórum Brasileiro de TV Digital, disse que a Record ficou de procurar as Casas Bahia e outros varejistas. De acordo com ele, a proposta é reduzir o preço do anúncio na televisão também para os novos aparelhos de TV digital. Todas as emissoras assumiram compromisso de iniciar a TV Digital em São Paulo no próximo dia 2 de dezembro deste ano.

A diretora da Divisão de Engenharia de Transmissão e Apoio às Afiliadas da Rede Globo, Liliana Nakonechnyi, comentou que não estava sabendo da disposição das emissoras em reduzir os preços dos anúncios, mas admitiu a possibilidade de que a combinação tenha ocorrido por meio de outro representante da Rede Globo. Ela mostrou confiança de que os preços dos conversores e dos aparelhos de TV Digital venham a cair rapidamente no Brasil, depois de um lançamento com preço mais alto. Comentou também que o financiamento em várias parcelas deve facilitar a aquisição dos equipamentos. Liliana também participa do evento, promovido pelo Instituto de Estudos de Televisão.

Voltar ao topo