TIM lança celular GSM em Curitiba

A TIM Sul lança o celular GSM (Global System for Mobile Communication) para o mercado paranaense. A nova tecnologia que chega às lojas de Curitiba e região metropolitana é considerada a mais segura e utilizada no mundo. Os celulares GSM representarão mais uma opção que a TIM Sul traz para seus clientes.

A partir de agora, os atuais e futuros usuários dos serviços TIM poderão escolher entre um celular TDMA ou adquirir um GSM, que é a tecnologia que a TIM começou a trazer para o Brasil em outubro do ano passado. Em junho, a TIM já tinha cerca de 1 milhão de clientes GSM, que se somam aos 5,3 milhões de clientes TDMA.

A adoção do GSM na área de atuação da TIM Sul (Paraná, Santa Catarina e Pelotas) permitirá que seus clientes tenham mais uma opção de tecnologia. A TIM é a única operadora com autorização para operar em todos os Estados brasileiros, o que garante mobilidade e facilidade de comunicação. Os cerca de 3,5 milhões de clientes GSM no Brasil, da TIM e também da Oi, passarão a ter a facilidade do roaming, quando estiverem na região da TIM Sul, a começar por Curitiba.

Por ser a tecnologia utilizada hoje por 900 milhões de pessoas (71% da população que usa celular no mundo), o GSM garante uma economia de escala na fabricação de aparelhos, oferecendo ao cliente uma grande variedade de modelos. Outra vantagem que a tecnologia GSM oferece é a segurança. Não há nenhum caso comprovado, na história mundial, de clonagem fraudulenta de um celular GSM. Além disso, o GSM exige uma senha pessoal (o PIN) para ligar o aparelho.

Uma das grandes novidades do GSM é o TIMChip (SIM Card exclusivo da TIM). O TIMChip armazena todos os dados do seu celular (número, código de identificação, agenda telefônica, plano e serviços). A qualquer momento o cliente pode trocar de aparelho, pois basta retirar o chip e instalá-lo em outro telefone celular.

A implantação do GSM na área de cobertura da TIM Sul se dará progressivamente no Paraná e Santa Catarina, começando pelas cidades de maior concentração populacional. A primeira fase abrangerá a região de Curitiba e os municípios da região metropolitana. A previsão inicial é de que mais de 120 municípios estejam atendidos com a cobertura GSM no Paraná, até o final de 2004. Para 2003, está prevista a implantação do GSM em mais de 60 localidades no Paraná, Santa Catarina e Pelotas. “Devido ao sucesso comercial que a TIM está tendo com o GSM no restante do País, decidimos antecipar nosso cronograma de cobertura GSM, tanto nos municípios do Paraná quanto em Santa Catarina”, afirma o presidente da TIM Sul, Alvaro Moraes.

início da comercialização do GSM não significa que os clientes TIM Sul serão obrigados a mudar de tecnologia. “Continuamos a comercializar o TDMA normalmente, ofertando planos e serviços que atendam nossos consumidores”, diz o diretor Comercial da TIM Sul, Maurício Roorda. A opção pelo GSM ou pelo TDMA será do cliente. O GSM será uma opção atrativa, principalmente, para os clientes que querem aparelhos com mais recursos para transmissão de dados e imagens, ou que querem um celular que ofereça um leque maior de serviços.

A chegada do GSM a Curitiba também trará benefícios para a economia da cidade, facilitando a realização de eventos internacionais (feiras, congressos, festivais, competições esportivas) e viagens de negócios, já que o GSM é utilizado em mais de 170 países, sendo praticamente um padrão mundial de telefonia celular. Um bom exemplo disso aconteceu no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, em janeiro último, quando a cidade recebeu milhares de visitantes estrangeiros que puderam usar os celulares GSM de seus países de origem falando através do Roaming Internacional com a Rede TIM GSM.

GSM, o padrão celular favorito do mundo

Em mais de 170 países, 863,6 milhões de pessoas usam celulares com a tecnologia GSM. O segredo desse sucesso está na própria origem do GSM. Ele foi desenvolvido pela Comunidade Européia, nos anos 80, com o objetivo de criar um sistema de comunicação que permitisse que todos os cidadãos europeus utilizassem seu próprio telefone celular, em qualquer país da Europa. Ou seja, um padrão internacional único para viabilizar a comunicação sem fronteiras.

Para usar um telefone celular GSM vendido no Brasil ou até mesmo no exterior, não importa a marca ou modelo, basta que o usuário tenha seu TIMChip ? que é o SIM Card (1) exclusivo da TIM. Ao comprar um telefone GSM da TIM, o cliente recebe automaticamente seu TIMChip, onde estarão gravados seu número de telefone e seu código de identificação de usuário. Quando trocar de aparelho, bastará retirar o TIMChip e instalá-lo no novo telefone celular GSM.

Rápido Crescimento

? Hoje, o padrão GSM representa 72% do mercado mundial de celulares digitais. Só na Europa, possui 400 milhões de usuários. Segundo previsões da EMC World Cellular Database (centro de estudos internacionais sobre o mercado de celulares), ao final de 2003 o mundo terá cerca de 950 milhões de aparelhos GSM em operação. Em 2004, esse número ultrapassará a impressionante marca de 1 bilhão de celulares.

Em todo o mundo ?

Da Europa, espalhou-se rapidamente para a Ásia, a Austrália, África, Rússia, Oriente Médio e países árabes. Chegou aos Estados Unidos e América Latina, onde cresce rapidamente. No ano passado, o número de celulares GSM aumentou 38,5% na América do Norte e na América do Sul, mais do que dobrou: 103% de aumento em 2002.

Fácil de usar ?

Devido à produção em larga escala, o GSM possui uma grande variedade de modelos de aparelhos e serviços agregados, produzidos por tantos fabricantes e empresas: são mais de 400 modelos de mais de 50 fabricantes. Além disso, a tecnologia GSM está presente em praticamente todos os países do planeta.

Subscriber Identity Module

Card. É um chip de memória, pouco maior que uma unha, desenvolvido com exclusividade para os aparelhos GSM. O SIM Card é responsável por uma das principais revoluções no uso do celular: ele tornou o usuário independente de seu telefone móvel. O SIM Card é padronizado mundialmente, ou seja, ele se encaixa em qualquer celular GSM desbloqueado de qualquer país, independentemente da marca ou modelo.

 

Nos EUA ?

Nos Estados Unidos, o maior mercado potencial, o GSM foi introduzido em 1995 e hoje duas das três principais operadoras do país, a AT&T Wireless e a Cingular, já estão em fase avançada de migração de suas redes para GSM. Atualmente, já estão em operação 22 milhões de celulares GSM nos Estados Unidos e Canadá.

Na América do Sul ?

As previsões da EMC são ainda melhores para a América do Sul. Somente neste ano de 2003, o crescimento deverá ser da ordem de 80%, chegando a 11,9 milhões de aparelhos GSM. Em 2004, o crescimento continuará vigoroso, mais 47%, batendo a casa dos 17,5 milhões, saltando para 24 milhões em 2005.

Segurança ?

O TIMChip é a tecnologia de celular mais segura contra clonagem, porque usa um poderoso algoritmo de autenticação do usuário. Além disso, a interface de rádio é encriptada para um alto grau de segurança, tornando praticamente impossível grampear um TIMChip. O TIMChip requer também um código pessoal de quatro números (o PIN) para permitir o uso do aparelho celular ? se o usuário não digitar o PIN correto em três tentativas, o celular irá travar automaticamente.

Facilidade ?

Se a bateria do celular acabar e não houver como recarregá-la, o cliente TIM poderá pedir um celular GSM emprestado a outra pessoa, colocar nele seu TIMChip e continuar a falar normalmente. O dono do aparelho não pagará nada, pois o TIMChip direcionará a cobrança para a conta de seu verdadeiro usuário. Outra grande facilidade para o usuário é que ele pode ter dois ou mais aparelhos para atender a necessidades específicas. Por exemplo, ele pode usar um aparelho mais sofisticado no dia-a-dia do trabalho (como o Siemens S55, o Nokia 7650, o Sony Ericsson T68i ou o Motorola 388) e ter um modelo mais leve e simples para ir à praia ou passear, quando ele não precisará usar tantos recursos.

Independência ?

Quando o usuário viajar para um país onde a faixa de freqüência dos celulares GSM for diferente da faixa utilizada no Brasil, que é de 1.800 MHz, alguns aparelhos vendidos no Brasil não irão funcionar. Isso acontecerá nos Estados Unidos, Canadá e a grande maioria dos países da América Latina, que operam o GSM na faixa de 1.900 MHz. Mas o cliente da TIM não terá esse problema. Para pessoas que viajam muito para outros países, a trabalho ou a lazer, é possível adquirir um modelo especial Tri Band ? de diferentes fabricantes, disponíveis nas lojas e revendas TIM ? que são programados para operar também nas faixas de 1.900 MHz. Com um desses aparelhos, o usuário fará e receberá ligações de seu próprio telefone em qualquer país que tenha GSM.

Comodidade ?

O TIMChip armazena a sua agenda pessoal com até 200 telefones. Quando precisar trocar de celular, a agenda de telefones seguirá junto com o TIMChip para ser usada no aparelho utilizado.

Voltar ao topo