Robô brasileiro contra incêndios é destaque na Semana de Tecnologia

Brasília – Um robô inventado pelo engenheiro eletrônico brasileiro, Roberto Lins de Macedo, é o novo equipamento utilizado no combate a incêndios. Ele está sendo apresentado na Semana de Ciência e Tecnologia, que acontece na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Em todo o continente americano, apenas a cidade de Fortaleza, conta com a máquina, que recebeu o nome de Saci. Mais duas unidades do robô, fabricadas com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, estão sendo construídas. Uma será exportada para Chicago, nos Estados Unidos, e a outra será destinada ao Corpo de Bombeiros no Ceará.

Segurança e agilidade são algumas das características do robô Saci, que demonstrou suas habilidades nesta sexta-feira (20), na Esplanada dos Ministérios.

Com a aparência de um tanque de guerra, menos de 2 metros de comprimento, 1,5 m de altura e pesando uma tonelada, Saci é o menor robô do mundo utilizado no combate a incêndios. Construído com tecnologia nacional, o ?baixinho? destaca-se pelo desempenho. É o único modelo no mundo com um canhão d?água que gira 360°.

Construído em 2004, como trabalho final do curso de Engenharia Eletrônica, da Universidade de Fortaleza, pelo então aluno Roberto Lins de Macedo, o robô impressionou a todos. Em 2005, Saci ganhou os três maiores prêmios de tecnologia do Brasil: da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Petrobras.

Com um jato que alcança até 60 metros de distância, em linha reta, e 15 metros de altura, o que equivale a um prédio de quatro andares, o robô utiliza água e espuma no combate ao fogo, reduzindo o tempo que os bombeiros levariam para apagar um incêndio.

Segundo Macedo, as vantagens do robô brasileiro estão no tamanho, na agilidade e no preço, se comparados ao modelo chinês, por exemplo. ?Ele é o menor do mundo e o mais barato do mundo. O modelo chinês custa R$ 700 mil, o Saci custa R$ 200 mil. Ele pode andar em qualquer terreno, o que garante agilidade no combate aos incêndios?, afirmou Macedo.

Além da rapidez no combate ao fogo, Saci oferece segurança aos bombeiros. O robô pode ser operado a uma distância de até 180 metros, explicou o engenheiro. ?O bombeiro fica a uma distância mínima de 120 metros e o Saci pode ir avançando até o foco do incêndio, e não tem problema de chegar perto das chamas, pois ele agüenta?, garantiu Macedo.

O invento foi patenteado pelo engenheiro em 2004.

Voltar ao topo