Reconhecimento biométrico chega aos bancos

Sistemas de identificação por voz, íris, digitais e veias das mãos já são uma realidade nos bancos de diversos países. E, no Brasil, essa nova ferramenta de segurança vem sendo implementada nos grandes centros, devendo ser utilizados nas agências bancárias das maiores cidades brasileiras até o final do ano.

Mecanismos que, com um simples toque de mãos, reconhecem o usuário de um caixa eletrônico. Sistemas capazes de ?ler? os traços de um rosto e, por meio deles, identificar um cliente. A biometria, o reconhecimento das pessoas por meio de características pessoais, é o principal investimento tecnológico dos principais bancos mundiais e já tem data para ser implantada com força no País: o Ciab Febraban 2007, o maior evento de Tecnologia da Informação (TI) da América Latina, marcado para junho, deverá ser o palco onde se apresentarão novidades nesse segmento.

Projeto

Os patrocinadores do evento (IBM, Itautec, Perto e Diebold Procomp) e expositores, como a Fujitsu, prometem investir pesadamente para conquistar esse mercado. Nos Estados Unidos, mais de 3 milhões de consumidores já realizam pequenas compras por meio de um sistema que combina leitura de digitais e senhas, segundo a revista The Economist. No Japão, mais de 2 milhões de clientes realizam saques em terminais de auto-atendimento (ATM) por meio de sistemas de escaneamento de mãos.

No Brasil, a Fujitsu, fornecedora do Bradesco, já está produzindo o Palm Vein, um sistema de leitura com sensores capazes de reconhecer o padrão das veias das mãos que, assim como as digitais e a íris, por exemplo, têm probabilidades infinitesimais de se repetir de um indivíduo para outro. O Bradesco está apostando nessa tecnologia que, espera-se, até meados da próxima década, equipará todos os seus 24 mil terminais. O sistema já está sendo testado comercialmente em 50 agências, sendo 40 na cidade de São Paulo e outras 10 no Rio de Janeiro – cada agência possui um ATM adaptado. ?Mas até junho serão 100 agências, com duas máquinas por agência?, revela o vice-presidente-executivo Laércio Albino Cezar.

Além da Fujitsu, gigantes como Itautec, IBM, Diebold Procomp e Perto estão atentos a esse mercado. A IBM, por exemplo, possui mecanismos de autenticação reforçada por biometria facial nos canais de auto-atendimento. Segundo a empresa, a biometria facial foi desenvolvida para permitir o reconhecimento de pessoas, independente das variações características da face humana, suportando diferentes poses, gestos, variações de idade, bem como mudanças de cabelo, barba, bigode, óculos (exceto escuros) e pequenas variações luminosas. Após o registro do cliente o sistema recebe sua foto capturada através de uma câmera digital, instalada no ATM ou mesmo no computador que acessa os serviços do banco pela internet, e autentica seu registro baseado em um cadastro previamente realizado.

?Deveremos ter, ainda este ano, implementado em larga escala soluções que utilizam biometria nesses canais (ATMs e Internet Banking)?, afirma Paulo Sorelli, executivo da área de Global Technology Services, da IBM. Já a Perto, fabricante de terminais ATMs, concentra-se em soluções que incorporam leitura de digitais (um ou mais dedos da mão). Nori Lermen, diretor comercial da empresa, vê boas perspectivas no mercado externo. ?Já estamos exportando produtos de auto-atendimento com dispositivos de biometria que estão sendo efetivamente utilizados?.

Pen drive tem leitura de impressão digital

Novidade tem versões de 1GB e 2GB e custa R$210 e R$299 respectivamente. É compatível com Windows 2000 e XP.

Mas as vantagens da biometria digital não estão restritas às grandes corporações. Os usuários comuns já podem obter maior segurança de seus arquivos com esse recurso. Já está no mercado brasileiro o pen drive com sistema de biometria. Desenvolvido pela Controle Net, em parceria com a Transcend, o dispositivo promete ser uma excelente ferramenta para quem precisa armazenar arquivos sigilosos. A novidade chega com capacidade de 1GB e 2GB e, além da nova ferramenta de segurança, acompanha software que amplia as funcionalidades do pen drive com armazenamento de senhas e configurações favoritas do usuário.

Para o diretor de marketing da Controle Net, Julio Esteves, o pen drive com Finger Print Transcend é um produto que irá mexer com o mercado brasileiro devido a sua multifuncionalidade. ?A Transcend tem como padrão fornecer com seus pen drives softwares que inovam na utilização de seus produtos. No caso do pen drive Finger Print, ele se torna quase uma chave para o computador. Na mesma analogia, é como se essa chave fosse a própria impressão digital do usuário?, garante o executivo.

O software que acompanha o pen drive é o Application Suite EXL540. Ele possibilita a gravação de senhas de sites e e-mails, e guarda a lista de favoritos na memória. Dessa forma, permite que as informações e configurações favoritas sejam acessadas de qualquer computador, bastando que o portátil seja plugado. Outra vantagem do sistema que acompanha o portátil é que possibilita particionar seu espaço em dois tipos de pastas: uma partição onde as informações são públicas, com seu acesso liberado como um pen drive convencional, e outro local com acesso limitado, permitindo a visualização dos dados somente após a identificação da impressão digital, garantindo ainda mais segurança aos arquivos armazenados.

O produto ainda permite a criptografia de arquivos com chave de 256-bit. O usuário pode restringir o acesso a arquivos armazenados até mesmo no HD de seu computador. Com a ação, as informações serão liberadas apenas quando o pen drive for conectado e a impressão digital reconhecida, o que garante que trabalhos e documentos confidenciais não sejam abertos enquanto se está fora da mesa ou em viagens. ?Toda essa tecnologia está concentrada em um hardware de apenas 13 gramas e com um design diferenciado. E por esses motivos, alta tecnologia aliada a design e facilidade de uso, que temos a certeza de que esse novo produto irá ditar uma nova tendência no mercado de pen drives?, analisa Esteves, indo ao encontro dos slogans da empresa – ?Você é a senha? e ?Tudo na ponta dos dedos?.

O produto já pode ser encontrados no Submarino, Gimba, Brasoftware e Officenet. Os preços sugeridos são de R$ 210 para o modelo de 1GB e R$ 299 para o de 2GB. O pen drive é plug & play, compatível com as portas USB 2.0 e com os sistemas Windows 2000 e XP.

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