Popularizar o uso é o desafio da certificação digital

São Paulo – Popularizar o uso é o lema de governo, instituições e maioria de profissionais envolvidos com certificação digital. Há consenso de que a adesão vai crescer entre os brasileiros, ávidos em geral pelas facilidades da internet. Ninguém se arrisca, porém, a palpitar sobre velocidade e prazo para que a prática esteja amplamente disseminada no País.

A certificação digital é um conjunto de técnicas que propiciam mais segurança às comunicações e negócios eletrônicos, permitindo a guarda segura de documentos. Com o recurso, é possível, por exemplo, evitar que hackers interceptem ou adulterem informações na internet.

O certificado digital, portanto, transforma uma rede insegura em segura, defendem os especialistas, reforçando que a solução é conhecida e se espalhou pelo mundo há pouco mais de dez anos. ?É recente, mas não nova e, no Brasil, a luta é para criar uma cultura de incentivo à utilização?, diz o superintendente nacional da Área de Tecnologia da Caixa Econômica Federal, Delfino Natal de Souza.

Na frente

Nesse processo de tornar o recurso conhecido, a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física tem servido para, no mínimo, despertar curiosidade. É que, na hora de transmitir as informações via web, o programa do Leão pergunta se o contribuinte possui assinatura digital. Na pressa de concluir o compromisso e até a idéia de receber rapidamente a restituição, quando é o caso, a pessoa desconsidera a questão e vai adiante para se livrar do encargo.

A cena foi descrita pela paranaense Sandra Albuquerque, de 42 anos. ?No momento final de transmitir a declaração, veio uma pergunta sobre certificação digital. Como queria me desembaraçar do dever, deixei para lá?, relata a artista plástica. ?Tenho que confessar: fiquei com a pulga atrás da orelha. Já tinha ouvido falar, mas nem fazia idéia direito da tal assinatura digital.?

Mas a proposta no caso do IR com assinatura digital, que passou a ser admitida desde o ano passado, é ainda mais ampla. A Receita promete dar prioridade para a avaliação das declarações entregues com certificação digital. Além de ter prioridade no recebimento da restituição, o contribuinte que dispõe do recurso e eventualmente cair na malha fina poderá consultar pela internet detalhes sobre sua situação irregular e solucionar os problemas remotamente. 

Voltar ao topo