O curitibano é o único brasileiro a disputar uma vaga na Renault F1 Team

O estudante curitibano, Raul Wolf Pedroso, está entre os sete finalistas do concurso "Altran Engineering Academy 2006", promovido pela Altran, consultora de tecnologia da Renault F1 Team.  Trata-se da única competição que oferece como prêmio uma vaga de seis meses na Renault F1 Team para o desenvolvimento do projeto proposto pelo vencedor. Em seu primeiro ano, 2004, o concurso  era destinado somente a estudantes do Reino Unido, mas em 2005 foi aberto a 22 países, que são organizados em oito grupos para a seleção dos candidatos.

Apesar de, em 2006, o Brasil ter ficado de fora dos grupos compostos pelos 22 países onde os candidatos devem ter estudado, Raul Pedroso, que está no último ano do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Paraná, conseguiu sua vaga graças à participação em um intercâmbio com a universidade francesa INSA Lyon ? Institut Nacional de Sciences Appliquées de Lyon. Raul, que também é formado no curso de Tecnologia em Mecânica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, foi inscrito no "Altran Engineering Academy? como aluno francês, de origem brasileira

Raul e os demais estudantes classificados para a final do concurso, que acontecerá em Enstone, na Inglaterra, apresentarão seus projetos no dia 31 de julho, nas instalações da Renault F1 Team. ?No dia nove de junho, fui comunicado que eu estava classificado para a final francesa. No dia 16, apresentei o meu projeto por videoconferência e fui escolhido vencedor. Participaram desta etapa outros três estudantes, de origem francesa?, conta ele.

Com projeto destinado à área de motores, Raul propõe um novo sistema de admissão de ar nos motores de F1 da Renault. Dentre os campos propostos pelo concurso, o projeto do estudante se enquadra em control systems e performance engineering. ?Com este projeto, espero representar da melhor forma possível a França e o Brasil, além de poder mostrar que o Brasil tem, além de grandes pilotos de F1, idéias inovadoras para o mundo automobilístico, desenvolvidas pelos alunos de suas universidades?, conclui Raul.

Voltar ao topo