Livro retrata cidade perdida na Amazônia

Mais um paranaense consegue editar um livro no concorrido mercado editorial profissional. A façanha é de Dieter Schiller, natural de Toledo, mas que mora em Cascavel há 10 anos, trabalha na Copel, como teleatendente, e se formou em História pela Unipar, em 2003. A obra Cidade perdida na Amazônia é seu primeiro livro e se trata de um romance de aventura, em que uma expedição adentra na floresta amazônica em busca de pistas sobre o Coronel Fawcett (que realmente desapareceu no Brasil em 1925) e enfrenta muitos perigos e surpresas, principalmente a descoberta de uma civilização vivendo numa cidade subterrânea. Segue a seguinte entrevista com o autor:

P –

O que o motivou a escrever esse livro?

Dieter

– Desde criança eu já gostava de ler; e a literatura fantástica sempre me interessou. Li muito Lobsang Rampa, Carlos Castaneda, J. J. Benítez, Julio Verne. Esses autores sabiam como intrigar seus leitores e fazê-los refletir sobre a existência de outras realidades além da mera sobrevivência material neste mundo. A mim foi um incentivo para pesquisar a fundo sobre esoterismo, espiritualidade, filosofia, escolas iniciáticas, parapsicologia, fenômenos paranormais, percepções extra-sensoriais, etc. Há alguns anos comecei a pensar em registrar meus conhecimentos e minha visão de mundo através de livros. Quando estava cursando a faculdade de História li a biografia do Coronel Fawcett, que dizem que foi quem inspirou Steven Spielberg na criação do personagem Indiana Jones; e me entusiasmei tanto com sua história de vida, que resolvi escrever um romance baseado nessa história.

P

– O livro é todo ficção ou se baseia em fatos reais?

Dieter

– Boa parte do livro se baseia em fatos históricos sobre o Coronel Fawcett e também informações reais sobre a Amazônia. Outra parte se baseia em lendas existentes na memória inconsciente coletiva da humanidade, como a existência de civilizações anteriores (Atlântida) e de cidades intra-terrenas, a potencialidade de capacidades superiores dentro do Ser Humano; as quais podem e devem ter um fundo de verdade.

P –

Em que categoria literária você classificaria seu livro?

Dieter –

Literatura fantástica esotérica. A literatura fantástica se caracteriza pela interpenetração entre o real e o sobrenatural, que se mesclam de forma a alterar a forma como o leitor os percebe. Literatura esotérica é aquela que ensina e estimula o leitor a buscar as Verdades Universais dentro de si mesmo, através de comprovações experimentais internas e de um aperfeiçoamento moral e espiritual do Ser Humano. Nessa linha literária temos autores brasileiros como Paulo Coelho e Jorge Adoum; e no exterior temos J.J. Benítez, Carlos Castaneda, Lobsang Rampa, Enrique Barrios, Bulwer-Lytton.

P

– Foi difícil conseguir uma editora que publicasse seu livro?

Dieter

– Não foi fácil e demorou um ano. Enviei cópias impressas para umas 8 editoras, algumas responderam negativamente, outras nem responderam. Mas a Editora Novo Século aceitou e fechou contrato comigo. O mercado editorial é bastante reticente quanto a novos autores, pois recebem muitas obras para análise e a avaliação é algo bastante subjetivo, como pode-se ver no caso da autora do Harry Potter, J. K. Rowling, que teve de procurar vários editores até encontrar um que aceitasse sua obra.

P

– Já teve outras experiências como escritor?

Dieter

– Já havia começado a escrever um livro antes desse, o qual pretendo terminá-lo ainda esse ano. Outras produções publicadas foram uma comunicação acadêmica em 2002, intitulada “Uma visão metodológica para estudos de antropologia baseado no exemplo de Carlos Castaneda”; e dois artigos de crítica literária publicados em 6 e 31 de agosto/2003 no caderno Biss da Gazeta do Paraná, intitulados “Quais os motivos para o sucesso de Harry Potter?” e “Harry Potter: o valor da literatura e a influência sobre as novas gerações”.

P

– Como seu livro pode ser adquirido?

Dieter

– Em Toledo, ele está disponível para compra na livraria Saber; nas demais cidades e livrarias, se não tiverem o livro em estoque, ele pode ser encomendado pela livraria à Editora Novo Século. Também é possível fazer a compra pela internet, nos sites submarino, saraiva, entre outros.

Para mais informações, acesse o site do autor:

http://dieterschiller.sites.uol.com.br 

Voltar ao topo