Inscrições para o Prêmio Sociedade da Informação encerra dia 15

A Associação de Mídia Interativa (www.ami.org.br) receberá, até o dia 15 de setembro, as inscrições dos projetos digitais brasileiros da área de e-Business que queiram concorrer ao Prêmio da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação (CMSI). Os trabalhos estão sendo recepcionados pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net), parceira da AMI no projeto.

Podem participar do concurso todos os projetos de e-Business que tenham o intuito de fornecer suporte e otimizar os processos de negócios; criar novos modelos de e-commerce, business to business, segurança na internet e que dêem suporte às Pequenas e Médias Empresas (PMEs) no mercado. Os trabalhos podem ser apresentados em forma de site ou vídeo (VHS ou DVD).

Além dessa área, também podem concorrer ao prêmio os projetos digitais de e-Culture, e-Learning, e-Government, e-Science, e-Entertainment, e-Health, além da categoria especial de e-Inclusion. Os oito projetos selecionados para o prêmio da CMSI serão enviadas à Genebra no dia 20 de setembro, cinco dias depois do término das inscrições. A Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico (Camara-e.net) é parceira da AMI no projeto, mas a seleção está a cargo de Marcelo Sant´Iago, presidente da entidade.

Sant?Iago foi escolhido o selecionador oficial brasileiro dos trabalhos inscritos no Prêmio e concorreu com outros 379 especialistas de destaque de 133 países, vindos de setores como Governo, indústria, organizações não-governamentais e associações voltadas para e-content (conteúdo eletrônico), multimídia e Internet.

A Cúpula Mundial da Sociedade da Informação foi organizada pela ONU e pela UIT (União Internacional de Telecomunicações). O prêmio é um projeto mundial de três anos (2003-2005), que contribuirá para as questões de qualidade de conteúdo e aplicações criativas no foco das Nações Unidas em infra-estrutura, acesso e hiato digital, e estão envolvidos nele representantes de diversos países.

“Trata-se de uma indicação importante, que torna nossa entidade direta e ativamente envolvida no maior evento da comunidade digital internacional”, avalia Marcelo Sant?Iago, presidente da AMI. “Esse convite para ser parceiro oficial comprova a legitimidade da AMI como representante da mídia interativa no Brasil”, completa Sant?Iago.

O processo de seleção dos projetos digitais será dividido em etapas: na primeira, a AMI realizará a seleção dos trabalhos brasileiros, distribuídos nas oito categorias de premiação. Até o presente momento, foram recebidos cerca de 100 trabalhos, dos quais serão selecionados oito para a próxima fase do processo. A Cúpula irá eleger os oito melhores trabalhos de cada continente ? portanto, os projetos brasileiros concorrem com os demais da América Latina.

Na etapa seguinte, os trabalhos escolhidos pela Cúpula como os melhores de cada continente serão convidados, inicialmente, para participar, no dia 10 de dezembro, em Palexpo, na Suíça, do evento de apresentação das “Melhores Práticas do Prêmio da Cúpula Mundial”. O objetivo do prêmio se insere na questão da Inclusão Digital: ou seja, demonstrar a importância da inclusão dos países em desenvolvimento na sociedade da Informação.

Em 2004, os mesmos classificados participarão de um road show, promovido em cada um dos continentes, com o objetivo de mostrar as melhores práticas em criação de e-content. Finalmente, em 2005, acontecerá a eleição dos oito melhores projetos do mundo.

As incrições de projetos de e-Business na Web podem ser feitas no http://camarae.net/_eventos/ws_award/premio.asp. Para vídeos ou outros formatos de trabalhos, que devem conter título do projeto, nome do responsável, e-mail, telefone e endereço para contato, o interessado pode encaminhar para o endereço da Camara-e.net (Rua Ferreira de Araújo, 221, cj. 42).

Categorias do Prêmio da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação

e-Learning

Atender às necessidades dos estudantes na obtenção de conhecimento e habilidades para um mundo complexo e globalizado; transformar escolas, universidades e outras instituições de ensino através do fornecimento de recursos de ensino interativos e personalizados; criar comunidades ativas de e-learning e buscar modelos e soluções para treinamento corporativo, dando suporte aos iniciantes em multimídia.

e-Culture

Preservar e apresentar as heranças culturais, alinhadas com os desafios do futuro; divulgar o valioso patrimônio cultural de modo informativo, usando tecnologias modernas.

e-Science

Fomentar a colaboração global em áreas-chave da ciência e a próxima geração de infra-estrutura que viabilizará este fomento; prover medidas que promovam e demonstrem processos científicos e os tornem acessíveis aos cidadãos; projetos científicos articulados através da nova mídia.

e-Government

Capacitar cidadãos e usuários dos serviços públicos; estimular a qualidade e eficiência da troca de informações e serviços de comunicação nos processos administrativos e governamentais; fortalecer a participação dos cidadãos na tomada de decisões na sociedade da informação.

e-Health

Desenvolver o modelo de assistência médica “centrado no consumidor”, onde os interessados colaboram, utilizando Tecnologias da Informação e Comunicação, incluindo Internet, a fim de administrar questões relativas ao sistema de saúde.

e-Business

Fornecer suporte e otimizar os processos de negócios; criação de novos modelos para e-commerce, business to business (B2B), segurança na internet e outras áreas; dar suporte às PMEs no mercado.

e-Entertainment

Fornecer produtos e serviços de entretenimento digitalizados; entreter o usuário neste mundo de diversidade lingüística e cultural; estimular o movimento one-way para two-way, o entretenimento interativo e a sinergia entre as plataformas analógica e digital.

Categoria Especial: e-Inclusion

Todas as medidas que dão suporte à integração das Tecnologias da Informação dos países menos desenvolvidos na Sociedade da Informação.
Redução do “hiato digital” existente entre as comunidades e grupos que tem acesso à tecnologia e aqueles digitalmente excluídos ? como as áreas rurais e as mulheres, por exemplo. Promover a integração da sociedade através da multimídia.

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