IBM anuncia soluções para pequenas e médias empresas

A divisão de Serviços da IBM lança um grupo de soluções voltadas para o mercado de SMB (Small and Medium Business) que possibilitam acesso aos principais produtos de infra-estrutura e-business da corporação. A solução SmoothStart viabiliza a integração de Linux nas empresas visando redução de custos e independência tecnológica. Por sua vez, a solução de monitoração remota de servidores permite maior confiabilidade no ambiente e utilização dos recursos disponíveis.

Ainda, a IBM oferece serviços que atuam pró-ativamente no ambiente de TI, ajudando as empresas a proteger seus sistemas de informação e manter a confiança dos clientes. Além disso, a divisão de Software possui, com o DB2, um grande trunfo para pequenas e médias empresas. O banco de dados da IBM tem o preço mais competitivo do mercado, para sua versão em plataforma Linux.

“A IBM está cada vez mais focada em soluções que atendam ao segmento de pequenas e médias empresas. Para contribuir neste trabalho atuamos em duas frentes: estruturando nossos parceiros para compreender as necessidades das pequenas e médias empresas em todos os pontos do País e desenvolvendo soluções moldadas para as características dessas empresas, ajustadas também ao seu porte financeiro “, explica Ricardo Pelegrini, Diretor de Canais e SMB da IBM Brasil.

SmoothStart para Linux
Este serviço, executado em plataforma xSeries é voltado para empresas que possuem qualquer tipo de servidor Intel e têm interesse em reduzir custos, através do uso do Linux. A oferta aproveita as vantagens da utilização de um sistema de plataforma aberta e segura e que não necessita de compra de licenças. Através do serviço, a IBM fornece a experiência necessária para que as empresas possam se integrar ao Linux, reduzindo custos, melhorando o nível de suporte e quebrando a dependência de um único fornecedor. O Brasil é o segundo maior país em crescimento na adoção do Linux, tanto em servidores como desktops. De acordo com a IDC, a previsão mundial é que a utilização do Linux cresça entre 63% a 98% até 2004.

Além da implementação do Linux no servidor da empresa, a oferta inclui a configuração do “Samba” (Compartilhamento de arquivos e impressoras), que permite o acesso a documentos, aplicativos e banco de dados a partir de estações de trabalho Windows e possibilita a utilização de uma ou mais impressoras para os usuários conectados a este servidor. São realizadas também a instalação e configuração do FTP (File Transfer Protocol), que permite a transferência de arquivos – ponto a ponto – entre o servidor Linux e qualquer estação da Intranet da empresa. Durante a realização do serviço, os funcionários da empresa são treinados pela IBM para dar continuidade a operação após  a implantação da solução.

Monitoração Remota de Servidores
Este serviço verifica a utilização dos servidores da empresa e aponta possíveis gargalos no processamento ou mau dimensionamento dos mesmos. Além disso, a solução realiza um planejamento de capacidade dos servidores, considerando as aplicações vitais do negócio. Monitoração remota de performance, facilidade no gerenciamento de servidores, pró-atividade quanto a parada de sistemas, dispensa das licenças de software, infra-estrutura dedicada ou treinamento, são características da solução. O serviço suporta as plataformas AS400, RISC e Intel e os principais sistemas operacionais do mercado.

Teste de Vulnerabilidade remoto e Hacker Ético
Na área de segurança de sistemas, a IBM oferece o teste de vulnerabilidades remoto, que permite uma análise mensal completa em endereços IPs (Internet) através de testes manuais e automáticos, levando-se em conta análise de DNS (Domain Name System) e  de política de segurança. Mensalmente é entregue um relatório com o status do ambiente, porém caso seja detectada alguma vulnerabilidade o cliente é avisado imediatamente. Também visando segurança, a solução Hacker Ético disponibiliza consultores e especialistas que fazem inspeções para identificar as possíveis “brechas” de segurança e em seguida tentam atacar o ambiente de TI com base nas vulnerabilidades encontradas. O resultado dos ataques é entregues em um relatório detalhado.

Software DB2
O DB2 atravessa um ótimo momento no mercado global, com a liderança absoluta indicada por estudo do Gartner em maio de 2002. Para empresas que já tenham outras soluções de bancos de dados, e queiram migrar para o DB2, a IBM oferece as facilidades do Programa de Migração ao Banco de Dados IBM DB2. Estas facilidades são:
– Download gratuito de ferramenta de migração;
– Certificação gratuita para Data Base Administrators;
– Força de vendas  inteiramente dedicada ao atendimento de clientes interessados em migrar de outros bancos de dados ao DB2;
– Avaliação das vantagens em redução de custos migrando para o DB2 (Ferramenta TCO – Total Cost of Ownership);
– Suporte de Pré-Vendas;
– Proposta de serviço de migração, seja via serviços IBM ou via parceiros;
– Possibilidade de licenciamento de usuários a processador

“A demanda pelo DB2 vem crescendo de modo significativo também no mercado nacional. Localmente, a IBM vem recebendo importantes pedidos de clientes de outros bancos de dados para propostas e projetos de migração para a tecnologia líder em banco da dados da IBM, o DB2”, destaca Jorge Rivva, Gerente da Unidade de Negócios de Data Management da IBM Brasil. “Importantes parcerias no mercado brasileiro com empresas desenvolvedoras de software e fornecedores de soluções de ERP/CRM como Logocenter, Microsiga e Perfil, além da PeopleSoft, JD Edwards, entre outras, também estão impulsionando o grande interesse das empresas em migrar para o DB2” – acrescenta Rivva.

Voltar ao topo