Gasto em pesquisa nuclear é alto

Com uma ínfima fração do dinheiro investido em armamentos nucleares, os 11 países que detém essa tecnologia poderiam eliminar as principais doenças de suas populações. É o que aponta uma pesquisa da George Washington University, na capital americana.

Segundo o estudo, já foram gastos no mínimo US$ 10 trilhões com armas nucleares. O custo estimado para controle, pesquisa e desenvolvimento relacionados às epidemias mundiais estaria perto de US$ 1 bilhão, ou seja, dez mil vezes menos.

A população dos países asiáticos, em especial, sofre com as prioridades de seus governos. Nações que investem pesado em tecnologia nuclear mostram números alarmantes em algumas epidemias. No caso da ascaridíase, a Índia lidera o ranking mundial com 140 milhões de habitantes infectados. Se todos eles formassem um país separado, seriam a décima maior população do mundo.

Atrás dos indianos, a ascaridíase também é presente na China (86 milhões de pessoas), Coreia do Norte (8 milhões), Paquistão (7 milhões) e Irã (5 milhões). São todos países que se concentraram, nas últimas décadas, em dominar a produção de armamentos nucleares.

Há mais números alarmantes. Metade das 60 milhões de pessoas com Tracoma (doença contagiosa que pode levar à cegueira), que se transmite por bactérias, se encontram nessas mesmas nações. A Índia responde por um quarto dos 120 milhões de casos registrados em Filariose Linfática (doença transmitida pelo parasita da Elefantíase), uma infecção grave.

Essas três doenças têm algo em comum. É a facilidade de contágio em lugares poluídos, com ausência de saneamento básico, más condições de moradia e total falta de estrutura e higiene pessoal para a população.

Os investimentos no setor nuclear são divulgados como agentes na disuasão da guerra, e portanto, na promoção da paz. As más condições de vida no planeta, contudo, promovem conflitos civis e aumentam as tensões internacionais. Uma parte do recurso usado nos armamentos poderia ser revertido para controlar as epidemias, ajudando a estabilizar as nações. Seria um passo em direção ao cumprimento dos Objetivos do Milênio.

Fonte: Recursos gastos em arsenais nucleares poderiam erradicar doença.

Voltar ao topo