Estudo vai cadastrar cavernas e grutas na Região Metropolitana de Curitiba

Um levantamento sistemático e organizado das cavernas e grutas situadas na porção norte da Região Metropolitana de Curitiba deverá apontar quantas e quais são estas belezas de grande valor geológico e histórico no Estado. A Minerais do Paraná (Mineropar), a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Grupo Açungui de Estudos Espeleológicos do Paraná (GEEP), assinaram no último domingo, dia 26, durante a comemoração dos 20 anos de Pesquisas Espeleológicas do Paraná, no Parque Estadual de Campinhos, um convênio que visa o cadastramento do patrimônio espeleológico na Região Metropolitana de Curitiba.

?Esta região conta com um patrimônio natural extremante rico do ponto de vista geológico e as cavernas e grutas são exemplos disso. A existência de um cadastro espeleológico atualizado servirá como consulta para o trabalho de instituições e pesquisas relacionadas direta e indiretamente com as cavernas paranaenses, fornecendo ainda, informações para a conservação, pesquisa e manejo destas formações naturais?, explica Eduardo Salamuni, presidente da Mineropar.

A espeleologia ? que visa o estudo científico integrado de cavernas e grutas quanto as suas origens e evoluções, incluindo a sistematização da sua morfologia, de suas feições geológicas e hidrológicas, da geoquímica, da biologia e paleontologia – será utilizada como base para a coleta de dados no cadastramento. ?Já existe um cadastro de informações coletadas no período de 1986 até 2004. Com a assinatura do convênio, estaremos atualizando estas informações e tornando o cadastro publicamente disponível aos profissionais que precisam realizar pesquisas, implementar políticas de conservação, ou tomar decisões referentes a planejamentos, ambientais, urbanos ou minerais?, explica Flávia Fernanda de Lima, geóloga do GEEP.

A coleta e atualização das informações já começam na próxima semana e os principais municípios metropolitanos que estarão incluídos no estudo são Almirante Tamandaré, Campo Largo, Cerro Azul, Colombo, Doutor Ulysses, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná.

Voltar ao topo