A tecnologia a serviço da informação

Internet, telefone celular equipado com câmera fotográfica, Ipod. A cada dia, é mais evidente a utilização da tecnologia no século XXI para promover a comunicação. Opções não faltam para quem deseja estar conectado ao mundo de informações globalizado. Considerando o fato de que os brasileiros estão cada vez mais interessados no que é a nova mania da internet, a Central de Radiojornalismo (CRJ), agência de notícias com conteúdo em áudio do Grupo CRJ de Comunicação, tem objetivado usar ao máximo os caminhos que a tecnologia aponta para levar informação com qualidade para seus usuários.

Contando com uma tecnologia inovadora, a CRJ vem utilizando o podcast para levar a informação interativa, via áudio, para interessados nesta nova forma de comunicação.

Podcasts são programas de áudio gravados no computador e disponibilizados para o público na internet, em arquivos MP3, AAC ou WMA (formatos de áudio). O usuário pode acessar esses arquivos tanto por uma página da internet quanto por softwares agregadores de RSS, que podem ?baixar? automaticamente novos podcasts.

O podcast disponibiliza na rede conteúdos em MP3, adicionando Really Simple Syndication (RSS)-um protocolo que executa o recurso-, para ouvi-los no próprio computador ou em aparelhos de MP3.

Para o radialista e presidente do Grupo CRJ, Jorge Cury, a utilização do podcast é mais uma opção que o usuário tem como forma de interação com a informação. ?A CRJ utiliza a tecnologia do podcast a serviço da informação. O podcast é o rádio onde quer que você esteja, com seu próprio conteúdo O podcast, que permite ao ouvinte a atualização automática do conteúdo preferido, também pode avisar o recebimento de novos materiais?, ressalta.

Segundo Cury, o podcast, além de oferecer ao usuário a possibilidade de selecionar o conteúdo a ser ouvido, dinamiza a disponibilidade das notícias produzidas pela CRJ. ?O podcast proporciona ao ouvinte a personalização de conteúdos. Ele pode escolher os temas das editorias de seu interesse, mobilidade e conveniência e ouvir onde e quando quiser?, aponta o radialista.

Portal interativo de voz

Além de poder acessar as notícias da Central de Radiojornalismo pela internet, o usuário ainda tem a possibilidade de selecionar o conteúdo e ouvir as notícias através do telefone. A CRJ disponibiliza uma central telefônica que conta com um menu de seleção. Para escolher o desejado, basta indicar através das teclas do telefone a editoria que melhor interessa e selecionar o assunto.

É, também, através do telefone ou, até mesmo pelo computador, possível postar mensagens, como críticas, sugestões e opiniões a respeito do conteúdo postado pelo veículo.

Segundo Jorge Cury, para uma comunicação completa, há necessidade de que o feedback chegue até o emissor da mensagem. ?Precisamos ouvir também o que o nosso ouvinte tem a dizer. Para isso cada cidadão tem dez minutos disponíveis para expor suas idéias e opiniões pelo turbo vox?, destaca o radialista.

Oito línguas

Visando atender um número variado de ouvintes, a Central de Radiojornalismo disponibiliza o trabalho em oito diferentes idiomas. Além do português, o usuário ainda pode acompanhar as notícias em espanhol, inglês, italiano, alemão, árabe e mandarin.

Qualificando o programa internacional, a CRJ conta com escritórios de contato em outras cidades no exterior, como Nova York (EUA), Buenos Aires (ARG) e Sevilha (ESP).

Com o intuito de cumprir o papel educacional, segundo Jorge Cury, a CRJ ainda conta um posto avançado na escola de inglês Wizard, que tem cerca de 500 mil alunos em 1.200 escolas em todo o País.

Serviço – Central de Radiojornalismo – Grupo CRJ de Comunicação www.radiojornalismo.com Telefones: (41) 3352-2040 / 3352-1110

Voltar ao topo