2007 deve ser o segundo ano mais quente da história

Este ano deve ser o segundo mais quente desde que se começou a fazer o registro de médias de temperaturas, na década de 1860, disseram ontem especialistas. As inundações no Paquistão e a onda de calor na Grécia podem ser o prenúncio de inconvenientes ainda maiores provocados pelo aquecimento global, disseram. ?O ano mais quente até agora foi o de 1998?, disse Phil Jones, chefe da Unidade de Pesquisa Climática da Universidade de East Anglia (Reino Unido), que fornece dados para a ONU.

Os climatologistas apontam uma tendência de mais secas, inundações, ondas de calor e tempestades. Mas dizem que, isoladamente, esses fatos não são necessariamente reflexo do aquecimento, já que o clima é mesmo caótico e sujeito a várias influências.

Emissões de gases-estufa

O Brasil, assim como China e Índia, terão de cortar emissões de CO2 e entender que medidas ambientais não são contrárias ao desenvolvimento econômico. Quem diz isso é Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU, que acaba de criar sua própria entidade voltada aos efeitos das mudanças climáticas. ?Todos sabemos que o centro da responsabilidade recai sobre os países ricos, já que foram os principais responsáveis pelas emissões nas últimas décadas. Mas os grandes países emergentes não podem ficar sentados, apenas observando.

?Os problemas ambientais serão um obstáculo ao desenvolvimento econômico nos próximos anos?, afirmou o ex-secretário-geral. ?Brasil, China, Índia e África do Sul precisam evitar os erros da industrialização que ocorreram nos países ricos, usando novas tecnologias?, disse ao Estado.

Voltar ao topo