Saiba como identificar a diabetes infantil

Dentre os vários hormônios que atuam no funcionamento do organismo, a insulina exerce papel fundamental. Produzida pelo pâncreas, ela ajuda a transformar o açúcar ingerido em energia para o corpo.

Quando ocorre alguma alteração na produção de insulina institui-se o que chamamos de diabetes. A doença é classificada em dois tipos: diabetes tipo 1 e 2.

O diabetes tipo 1 ocorre quando o pâncreas pára de produzir insulina. Já o tipo 2, de origem hereditária e de desenvolvimento mais lento, deve-se a uma resistência das células à ação da insulina.

Início na infância

Segundo o endocrinologista Dr. Mauro Scharf, especialista em diabetes infantil, nas crianças o diabetes do tipo 1 é mais comum.

Como a doença se instala de forma aguda, os sintomas surgem rapidamente e são bastante característicos: sede excessiva, emagrecimento e poliúria (excesso de urina). Segundo o endocrinologista, algumas crianças podem também apresentar cansaço, visão turva e borrada, fadiga e câimbras.

Quanto mais cedo o diabetes for diagnosticada melhor, pois assim é possível estabelecer um controle eficaz da doença e evitar complicações futuras.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico da doença é feito através de exames específicos que medem a taxa de glicose no sangue.

O tratamento para o diabetes tipo 1 se dá mediante a aplicação diária de injeções de insulina. Para o tipo 2, o tratamento muitas vezes requer a prescrição de medicamento orais.

Para ambos os tipos é preciso controlar as taxas de glicose no sangue, instituir a prática de exercícios e estabelecer uma dieta rica em fibras e pobre em açúcares.

Com o controle e tratamento adequados a criança pode ter uma vida praticamente normal. ” Crianças bem tratadas estão tendo cada vez maior sobrevida com qualidade, casando e tendo filhos, trabalhando e produzindo”, explica o Dr. Mauro Scharf.

Mas o especialista ressalta: “A qualidade de vida e a longevidade dependem diretamente do correto tratamento e acompanhamento”.

No caso de suspeita deve-se procurar o pediatra o mais breve possível