Imóveis pequenos podem ter espaços aconchegantes

Diante da procura por imóveis com valores mais acessíveis, as construtoras vêm apostando em metragens menores, com ambientes mais compactos. E, na hora de decorar o apartamento, é preciso dar asas à imaginação. Integrar ambientes, usar cores claras e aproveitar dimensões de paredes, combinando desde móveis sob medida até espelhos. Estas são algumas dicas para transformar o espaço apertado num ambiente harmonioso, prático, aconchegante e amplo.

A designer de interiores Mônica Becker explica que há famílias que buscam espaços menores justamente para facilitar o dia a dia. “Hoje ninguém fica mais em casa, as pessoas trabalham e os filhos estudam. Até mesmo para facilitar a limpeza, as casas e apartamentos são menores”, explica. A dica dela é otimizar o ambiente de forma a oferecer mais conforto, seguindo a regra do “menos é mais”. Afinal, o espaço vazio na casa também é essencial para possibilitar a circulação e deixar o ambiente clean.

A primeira alternativa que vem à cabeça de muita gente quando se fala em aproveitar espaços é remover paredes. Mas, antes de começar a quebradeira, é preciso ter muito cuidado e dar uma olhada antes nos projetos estrutural, hidráulico e elétrico da casa. Se tudo está ok, mãos à obra! A arquiteta e professora de Design de Interiores do Centro Europeu, Caroline Petrelli, lembra que a tendência atual é integrar a cozinha com a sala de estar, resultando na chamada cozinha americana. Assim, a cozinha fica bastante funcional e intimista, ideal para quem gosta de receber os amigos.

Com a obra acabada e os ambientes definidos, a próxima etapa é escolher os móveis, a pintura das paredes e outros detalhes da decoração. “O importante é seguir sua necessidade e não tendências”, afirma Caroline. Ela exemplifica suas dicas ao mostrar um apartamento de 72 metros recentemente reformado pelo casal de moradores, uma advogada e um engenheiro recém-casados. Uma parede foi aproveitada para dar vida a um barzinho. Para uni-lo à sala de TV, uma bancada multifuncional, que ainda traz um ar de descontração para a casa.

Felipe Rosa

Pelo apartamento

Como a sala é pequena, a melhor opção foi escolher uma mesa de jantar oval e cadeiras transparentes, que dão sensação de amplidão, assim como espelhos. O tradicional “cantinho alemão” também é uma dica para aproveitar a parede da sala de jantar, acomodando oito a dez pessoas, além de os bancos servirem de baús.

Uma solução muito usada por quem mora em quitinetes e lofts é separar ambientes com uma estante divisória, onde é possível colocar a televisão sobre uma base giratória: para assistir do quarto ou da sala. “O ideal é aproveitar paredes com armários até o teto, nem que você precise usar uma escadinha para alcançar as coisas”, diz.

Nos quartos, outra sugestão. “Porta de correr nos armários também são indicadas para aproveitar espaços”, indica a arquiteta. Se o cômodo foi bastante apertado, Caroline ainda sugere um criado-mudo suspenso na cabeceira da cama.

Para piso, paredes e portas, Caroline sugere cores claras. Se você gosta de papel de parede, o ideal para ambientes pequenos são formas verticais. “Ao mesmo tempo em que alonga, dá movimento”, diz. Para as janelas, persianas em tons neutros e cortinas em com tecidos leves e transparência.

Se o pé direito for baixo, os rodapés devem ser mais estreitos para não dar a sensação de que o ambiente é menor, principalmente se você decidir rebaixar o teto. “Se for colocar gesso na sala, o ideal é rebaixar o forro até 15 centímetros, apenas para ter espaço para colocar a luz embutida”, recomenda.

Apesar d,e minúsculas, é possível aproveitar o espaço das lavanderias e áreas de serviço. Caroline recomenda separar os ambientes com uma divisória de vidro ou porta de correr e usar varais de teto. E, mais uma vez, como há pouca profundidade, colocar um armário até o teto.

Voltar ao topo