Etiqueta no trabalho não deve ser deixada de lado

Educação, bom senso e discrição. Estas são habilidades cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. Os profissionais que demonstram respeito pelos colegas, sabem se relacionar e conseguem se preservar de situações constrangedoras são mais respeitados e têm mais chances de avançar na carreira.

Essas características podem não estar descritas no currículo do trabalhador, mas qualquer empregador sabe identificá-las já em um primeiro contato, como uma entrevista. Isso porque essas habilidades estão diretamente relacionadas à imagem do profissional.

Entender quais roupas são adequadas para o ambiente de trabalho é apenas um dos elementos que compõem a etiqueta corporativa. Também é preciso saber se comunicar e se relacionar com colegas, clientes e fornecedores.

Para a empresária e professora do curso de Etiqueta Social e Corporativa do Centro Europeu, Maria Inês Borges da Silveira, apesar de não ser exigido em ambientes informais, esse comportamento é primordial no mercado de trabalho.

“Tem muita gente que acha que etiqueta corporativa é frivolidade, mas pesquisas feitas nos Estados Unidos revelam que apenas 15% do nosso sucesso representam eficiência e talento. Os 85% restantes se referem a relacionamento e, para ter isso, é preciso ter boas maneiras”, comenta.

Habilidades femininas

Neste contexto, as mulheres têm vantagens e desvantagens em relação aos homens, segundo a psicóloga e professora da Choice Academia de Profissões, Rafaela de Faria. “As mulheres se relacionam mais facilmente, pois são mais verbais e comunicativas, criam vínculos, são mais diplomáticas e mais persuasivas. Por outro lado, também são mais emocionais do que os homens, que são mais focados em resultados”, comenta.

Outra característica feminina importante, de acordo com Rafaela, é a capacidade de desenvolver várias tarefas ao mesmo tempo. Para ela, quando se fala em relacionamento no ambiente de trabalho, é preciso pensar em “assertividade”. “Ser assertivo é ter a habilidade de expressar suas ideias e emoções sem ser agressivo, é um estágio entre a passividade e a agressividade”, explica ela.

Por isso, Rafaela orienta: “Quando acontecer uma situação incômoda, não reaja na hora. Tente organizar suas ideias e pensar o que quer comunicar”. Mari Inês resume suas dicas ao indicar a importância dos quatros Hs. “Habilidade de lidar com as pessoas, Honestidade das palavras, Humildade de tratar bem todas as pessoas e Humor para viver com alegria”.

Cuidado com as vestimentas

Outra questão importante quando se fala em etiqueta corporativa é a escolha das vestimentas utilizadas no ambiente de trabalho. Para Rafaela, a mulher precisa conciliar seu estilo com as características da empresa na qual trabalha. “É preciso estar atenta à cultura e aos valores da instituição, mas sem deixar de lado a praticidade, o conforto e a funcionalidade”.

Ela exemplifica a questão ao dizer que uma professora de crianças pequenas não deveria usar salto muito alto, por exemplo, porque este tipo de calçado poderia atrapalhar o desenvolvimento de sua atividade. Para ela, não há regras, apenas algumas restrições que devem ser respeitadas, como não usar decotes e roupas justas e curtas.

“Dependendo da roupa, ela pode até desvalorizar a própria imagem da mulher, se ela estiver pecando pelo excesso ou pela vulgaridade”, completa Maria Inês. Ela ainda dá uma ótima dica para quem fica em dúvida a respeito de que roupa usar quando tem algum evento social para ir depois do trabalho. “Se tem festa depois, leve outra bolsa e outro sapato. Pode usar até o mesmo vestido, é só retocar a maquiagem e colocar uma bijuteria mais bonita”.

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