Cuidado com as dietas líquidas, elas podem fazer mal à saúde

Mulheres nunca estão satisfeitas com seu peso. Vira e mexe estão de regime e tentando perder os famosos dois ou três quilinhos a mais.

Emagrecer não tem segredo, basta equilibrar o prato e caprichar nos exercícios. Mesmo assim, as dietas milagrosas e os planos mirabolantes para enxugar mais rápido o corpo, sempre acabam fazendo a cabeça de muita gente.

A bola da vez são as dietas líquidas. Depois que famosas como Catherine Zeta-Jones, Drew Barrymore e Beyouncé afirmaram ser adeptas, o regime ganhou popularidade e já é usado até em alguns spas.

Restringindo alimentos sólidos e exagerando nos líquidos, a idéia é desintoxicar o organismo além de emagrecer. Os cardápios incluem enormes quantidades de água, sucos e, no máximo, algumas sopinhas. As versões mais radicais interrompem ou aumentam a ingestão de sal, indicam laxantes (com a desculpa de serem naturais) ou ainda incluem sessões diárias de lavagem intestinal – batizadas de hidroterapia do cólon.

Olho aberto

Segundo a médica Ellen Paiva, a dieta simplesmente não possui nenhuma base endocrinológica ou nutricional. É claro que o emagrecimento ocorre por causa da grande restrição de calorias e da desidratação, mas o peso jamais poderá ser mantido assim que a pessoa se hidratar e voltar aos seus hábitos alimentares normais.

Se fosse só isso, tudo bem, mas as restrições extremas e o jejum prolongado podem acabar gerando graves alterações metabólicas.

Entre as possíveis complicações, podemos citar a desidratação, a perda de minerais importantes como sódio e potássio, arritmias cardíacas ou até lesões neurológicas relacionadas ao desequilíbrio hídrico e eletrolítico dos fluidos corporais. Além disso, pode haver prejuízo na flora bacteriana, que exerce um papel fundamental na defesa intestinal.

O perigo das dietas da moda recentemente ganhou destaque nos jornais de todo o mundo. Uma mulher inglesa ganhou na justiça uma indenização milionária ao processar um desses regime de desintoxicação, chamado Amazing Hidration Diet. Após cortar totalmente sua alimentação e passar vários dias ingerindo apenas litros de água, sofreu um ataque epilético e desenvolveu seqüelas neurológicas, como a perda de memória.

Por isso, atenção. A reeducação alimentar é a forma mais correta de emagrecer com saúde e manter seu peso ideal sem efeito sanfona. Na dúvida, sempre vale a pena consultar um médico ou um nutricionista.

 

* A Dra. Ellen Simone Paiva é médica especializada em endocrinologia e nutrologia. Mestre em Medicina na área de nutrição e diabetes pela USP. Titular da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, SBEM e da ABRAN, Associação Brasileira de Nutrologia. Diretora clínica do CITEN – Centro Integrado de Terapia Nutricional.

 

Voltar ao topo